Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ecopira: entre de cabeça no nosso ambiente!

Ecopira: entre de cabeça no nosso ambiente!

por Colégio Piracicabano — publicado 16/05/2013 13h55, última modificação 05/02/2016 11h16
Ecopira: entre de cabeça no nosso ambiente!
A união faz a força. É nessa levada que o projeto Ecopira transforma para melhor, desde 1998, o Colégio Piracicabano e o nosso planeta. Por meio do projeto, alunos e professores da educação infantil ao ensino médio, mais a coordenação, direção e todos os colaboradores do Colégio Piracicabano, executam e se unem em atividades diferenciadas na busca por qualidade de vida que preservem os recursos naturais, fauna e flora. Temas como a água, lixo, energia e consumismo estão sob o foco do Pira em 2013.

"São resultados que podem ser vistos na escola, em casa, nas ruas, na convivência diária entre alunos e envolvidos em relação, por exemplo, ao consumo de água e à economia de energia. E esperamos despertar a discussão sobre o quanto somos consumistas e como isso afeta o ambiente", conta a coordenadora do Ecopira e professora de geografia do Pira, Maria Eliete Fernandes Corrêa Barbosa.

Histórico - O Ecopira surgiu da paixão pelos animais, quando, há 15 anos, alunos do 7º ano do ensino fundamental 2, estudaram o assunto e escreveram uma música para uma atividade das aulas de ciências da professora Marly Marsulo. Para a matéria de geografia, sob o tema Brasil e sua realidade ambiental, a música foi, mais uma vez, a sensibilizadora para as questões ligadas ao ambiente.

Na sequência, em 1999, aconteceu o 1º Festival Ecológico de Música, envolvendo os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio - um evento perpetuado no colégio anualmente no Dia Internacional do Meio Ambiente. O assunto foi ganhando espaço na escola e, nos anos seguintes, as atividades relacionadas prosseguiram e incluíram, em 2001, pintura nos tapumes com estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1. Já em 2002, a Gincana Cultural do Colégio abraçou a causa; 2003 foi o ano de falar em reciclagem e, nesta toada, veio a conquista de recipientes para a coleta seletiva para o pátio da escola.

O ano de 2004 apresentou o tema água, que se uniu ao Festival de Música. Tão importante e vital quanto este próprio recurso natural, a água tornou-se um projeto independente pelas mãos das professoras Analice Campos Alves Mourão, de ciências; Flávia Helena de Oliveira, de inglês, e Eliete Correa Barbosa, de geografia. As discussões saíram dos portões da escola e levaram os estudantes a visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água de Piracicaba e ao Museu da Água. O projeto Água continua até hoje.

Nós sabemos sim! - As questões ambientais provocam paixões e curiosidade. Dar aquele puxão de orelhas no pessoal lá de casa, ser marcado com certas situações e bradar aos sete ventos o que conhecemos são atitudes de quem fala sobre o meio ambiente. E a turminha do 8º ano A, do ensino fundamental 2, está bem afiada nesse assunto. O contrabando de animais e o cuidado que a água merece está na cabeça de Bruno Vital, 13. A montagem de um dicionário da água é destacada por Guilherme Capranico, 13. Matheu Nazato Ubices (foto topo), 13, conta sobre o perigo do uso do detergente. "Ele quebra as moléculas da água e faz com que a sujeira fique no fundo dos rios, deixando a purificação no processo tratamento mais difícil. É bom economizar no detergente", afirma o aluno. Ubices também ficou bem impressionado com a falta de cuidados com o rio Piracicaba e com a pouca água que corre no rio Corumbataí, que abastece em quase 100% a nossa cidade.

Maria Luiza Motta Pollo (foto ao lado), 13, do 9º A, aprendeu como é gostoso um bom lanche com muita salada e azeite preparado em casa. "Qualidade de vida é comer o que é saudável. Um lanche feito na nossa cozinha é bem mais barato e gostoso, e é a minha opção ficar longe dos fast foods", afirma Maria Luiza.

ECOPIRA 2013: Confira as principais atividades sobre ambiente no colégio:

- Blog Ecopira (blog.educacional.com.br/ecopira), com informações produzidas pela escola.

- Oficina de texto para o Portal Educacional do projeto "A Longa Viagem do Rio".

- Projeto "Nossa cidade, Nossos Rios", via Portal Educacional.

- Feira de Ciências do Portal com o projeto "Qualidade de Vida", com uso da cozinha experimental e englobando alimentação saudável e atividades extraclasse em Brotas (SP), e nos laboratórios de anatomia, nutrição e educação física da Unimep.

- Dia Internacional da Água, aplicando uso de vídeos e questionários, via Portal Educacional e painel sobre o assunto.

- Construção de uma horta vertical.

- Atividades da Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho, com palestras, oficinas, exposição de trabalhos no Centro Cultural Martha Watts (catavento, coletor de água).

- Parceria com terceiro setor na área ambiental de Piracicaba, como Florespi, Instituto Ambiente em Foco, Ipê e órgãos governamentais, como a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

- Palestra com um ex-aluno para os pais sobre consumismo, com exibição do vídeo "Criança: a Alma do Negócio", elaboração de folder com informações sobre locais que recolhem material reciclável (óleo, pilhas e lâmpadas.).

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes