Você está aqui: Página Inicial / Notícias / E-books na sala de aula

E-books na sala de aula

por Colégio Piracicabano — publicado 21/05/2013 11h36, última modificação 05/02/2016 11h16
E-books na sala de aula

Indicados principalmente para o acesso às obras de domínio público, utilizadas em vestibulares, o e-book, ou livro eletrônico, faz parte de algumas das atividades desenvolvidas em sala de aula do Colégio Piracicabano. Além disso, facilidades como o transporte e a gratuidade dos títulos, e a pura curiosidade pela nova ferramenta, atraem seu público.

Os livros em formato digital podem ser lidos em computadores, em alguns celulares ou também em aparelhos como o Kindle, que contam com a tinta eletrônica. Essa tecnologia da e-ink não cansa os olhos, porque não gera luz como uma tela comum, segundo os fabricantes. Até que o tablet ou a tecnologia e-ink cheguem às mãos de todos, e se tornem algo popular como um aparelho celular, a professora de português dos ensinos fundamental e médio do Piracicabano, Suzane Alaíde Lindoso da Silva, destaca que, por hora, o monitor do computador torna a tarefa cansativa.

Leitura eletrônica - Ela relata que os alunos têm interesse pelo download. "Um aluno do 6º ano do ensino fundamental perguntou se o título que havia passado para leitura já estava disponível eletronicamente", conta a professora Suzane. Segundo Agnaldo Aroyo, docente da área de educação e representante da América do Sul no International Board Ioste (International Organization for Science and Technology Education), "o aluno de hoje vai à escola com expectativas diferentes daquelas de antigamente. Ele aprecia velocidade nas decisões, tem outro ritmo de aprendizagem, de natureza imediatista, além de novos modos de sociabilidade, de convívio e de aprendizagem", afirma ele. Porém, a professora do Piracicabano não aposta no fim dos livros em papel. "Assim como quando surgiu a possibilidade de ver filmes em casa, com a fita cassete, e o comentário de que as salas de cinema iriam acabar, a nova tecnologia não substituiu o hábito", observa Suzane.

A aluna Débora Bettiol Balasso (foto), 17, do 3º ano A do ensino médio, é da opinião que o livro virtual é cansativo e não proporciona a mesma sensação de um exemplar físico. "Mas o e-book é interessante como tecnologia e meio de comunicação no sentido de divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros", destaca a estudante.

Confira alguns links para e-books:

- Projeto Gutenberg: www.gutenberg.org/

- Biblioteca Digital Camões: cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html

- Portal Domínio Público: www.dominiopublico.gov.br/

- Biblioteca Digital Mundial: www.wdl.org/pt/