Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dormir ajuda na concentração e no bom desempenho escolar

Dormir ajuda na concentração e no bom desempenho escolar

por Colégio Piracicabano — publicado 27/08/2012 14h17, última modificação 05/02/2016 11h16
Dormir ajuda na concentração e no bom desempenho escolar

Os pais devem estabelecer o horário para a criança dormir e lembrar-se que, quanto menor ela for, mais necessidade de sono ela tem. O alerta é do médico Rogério Tuon, do departamento médico da Unimep, campus Santa Bárbara d´Oeste. "As crianças têm que dormir no quarto e não na frente da televisão. Não é fácil fazer isso hoje, pois há muito mais estímulo para ficar acordado do que para repousar. Mas é preciso insistir", afirma Tuon.

Ele diz que também não é aconselhável a presença de televisão nem computador no quarto das crianças, pelo menos as menores, já que reconhece ser quase impossível fazer o mesmo em relação aos adolescentes. "Só que os pais precisam estabelecer horários. E também dar o exemplo, tendo momentos para descansar", conta.

Se os pais notarem que os filhos estão com dificuldades para dormir, não podem perder tempo. "Em primeiro lugar, devem fazer uma autocrítica se estão realmente colocando limites. Se o problema persistir, é melhor procurar um pediatra para se certificar se não há uma patologia. Uma das mais prováveis é um aumento da amídala ou da adenóide, que dificulta a respiração durante o sono.

"É preciso procurar ajuda porque criança que dorme pouco, além de todo estresse, não se desenvolve bem", alerta o médico.

Texto: Ronaldo Victoria
Fotos: Fábio Mendes