Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente português debate a poesia de Fernando Pessoa em unidades da Educação Metodista

por fernanda.kian publicado 25/10/2019 18h55, última modificação 25/10/2019 18h55
Um dos maiores estudiosos do poeta, Fernando Carmino esteve nos colégios Bertioga e Piracicabano e revisitou a Umesp
Professor português falou para turmas do Ensino Médio do Colégio Piracicabano

Considerado um dos maiores estudiosos do poeta português Fernando Pessoa, o também português e professor Fernando Carmino realizou vários encontros com alunos da Educação Metodista na segunda quinzena de outubro, reunindo turmas do Ensino Médio ao superior. Docente de Língua e Cultura Portuguesa no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, professor Carmino possui uma definição peculiar sobre poesia: “Poesia não se explica. Vive-se. Não é gênero literário como um romance, linear, narrativo. Poesia é pura emoção, pela qual transcendemos a realidade. A poesia é mais oculta que expressa, por isso é um mistério que se vive interiormente”.

Doutor em Letras pela Universidade de Paris IV (la Sorbonne), ele esteve no Colégio Metodista Bertioga, no Litoral, e no Colégio Piracicabano, no Interior paulista, além de palestrar na Universidade Metodista de São Paulo na noite de 24 de outubro. Na Umesp o docente já esteve em várias ocasiões nos últimos anos, falando às turmas de Pedagogia, Letras e Filosofia, principalmente.

“Foi um momento ímpar, que os alunos aproveitaram de maneira inacreditável. Ele encanta com a poesia e a simplicidade”, afirmou Angela Maria de Oliveira Nerys, da direção pedagógica do colégio de Bertioga, onde o docente falou para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Na Umesp, Fernando Carmino encontrou-se neste ano com alunos de Pedagogia e Jornalismo.

O poeta Fernando Pessoa é considerado um um dos mais importantes autores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa, que se destacou com os célebres heterônimos (autores que possuem personalidade). Veja algumas imagens dos encontros: