Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente e estudante dão dicas sobre como se preparar para o vestibular

Docente e estudante dão dicas sobre como se preparar para o vestibular

por anrsanto publicado 01/11/2018 05h00, última modificação 01/11/2018 17h16
Docente e estudante dão dicas sobre como se preparar para o vestibular

O fim do ano se aproxima e, com ele, chegam também os vestibulares e as provas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que nesse ano ocorrem nos próximos dias 4 e 11 de novembro. Diante da quantidade de conteúdos e informações para estudar e revisar, dicas e orientações sobre como se preparar e se organizar para esses exames podem fazer a diferença.

O professor Taitson Leal dos Santos, que leciona filosofia e sociologia para o ensino médio, destaca que a organização é importante nesse período. “É fundamental que se crie uma rotina de estudos, com hábitos diários de leitura e resolução de questões. Assistir a videoaulas e documentários também ajudam muito, à medida que vai se fazendo anotações, estude com amigos e utilize a internet a seu favor”, afirma Taitson.

TÉCNICAS – Quanto às técnicas de estudo, o docente aponta que existem diferentes métodos de estudo para cada área do conhecimento. “Ao se estudar para disciplinas de exatas, é interessante que o estudante se atente para as fórmulas e suas resoluções, treine para interpretação, faça e refaça os exercícios, ampliando assim seu repertório. Já para a área de biológicas, recomenda-se atenção à leitura, produção de resumos e realização de exercícios. Ao passo que, ao se estudar para disciplinas da área de humanas, exige-se bastante organização, muita leitura e produção de resumos, mapas mentais e "hiperlinks", além da realização de exercícios”, afirma Taitson.

A estudante Marcela Viscovini Gomes da Silva, 17, que cursa o 3º ano do ensino médio, conta que criou a sua própria rotina para estudar. “Acho que cada um tem o seu jeito e forma de estudar. Eu tento usar muitos materiais diferentes, tanto livros, revistas (o Guia do Estudante está sendo uma maravilha para mim!), resumos, videoaulas e mais resumos”, destaca ela.

Marcela acrescenta que também enfatiza conteúdos os quais possui mais dificuldade. “Como eu quero ingressar em medicina, me dou melhor em biologia, química, física e matemática. Porém, não posso esquecer das outras disciplinas. Então, coloco as que eu tenho dificuldade ou não curto muito em 1º lugar e, logo em seguida, estudo as outras quais tenho mais facilidade, porque aí é só alegria! Também me organizo conforme os conteúdos. O que importa é estudar e conseguir captar o máximo que conseguir", afirma a estudante.

O professor Taitson aponta que é preciso saber equilibrar os horários de estudo com o descanso e os momentos de lazer, pois cuidar do psicológico também faz parte da preparação para o vestibular. Também, segundo ele, conforme as provas vão se aproximando, é o momento de manter a calma, foco e segurança de que os conteúdos foram aprendidos.

Confira outras dicas citadas por ele:

  • Descansar e dormir mais cedo;
  • Alimentar-se bem, mas com moderação;
  • Procurar conhecer anteriormente o local de prova e se programar para chegar com bastante antecedência, pois neste dia a rotina do trânsito se altera;
  • Evitar qualquer tipo de ansiedade desnecessária, pois o momento já é tenso o suficiente;
  • Ingressar dentro do horário para a sala de prova e realizar alguns exercícios de respiração podem ajudar muito (basta prestar atenção à sua respiração por alguns minutos e, naturalmente, ela vai se aquietando);
  • Manter a calma e a tranquilidade, e saber que, se está preparado é fundamental. No mais, concentração e boa prova!

 


Texto: Gabriela Melo
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 01/11/2018