Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Do infantil ao ensino médio, arte está presente na vida dos alunos

Do infantil ao ensino médio, arte está presente na vida dos alunos

por anrsanto publicado 04/07/2017 05h00, última modificação 04/07/2017 13h52
Do infantil ao ensino médio, arte está presente na vida dos alunos

Nos anos de estudo entre a educação infantil e o 2º ano do ensino médio, os alunos do Colégio Piracicabano têm rica e intensa convivência com a arte, por meio da disciplina que faz parte do currículo desses estudantes. “A arte faz parte da formação integral do ser humano. Expressamos a nossa humanidade por meio de diversas linguagens: visual, musical, verbal e corporal”, afirma a professora Elcy Pereira Cason Pecorari, assessora da área de linguagens e códigos da instituição.

Ela destaca que o objetivo geral da disciplina é “contribuir para a convivência com a arte, de maneira que possa ser sentida, compreendida na sua dimensão histórica e apreciada esteticamente, e com a comunicação por meio da arte, em busca da impressão pessoal e grupal”.

Professor de artes das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1 e do 2º ano do ensino médio, Flávio Camargo destaca que o Colégio Piracicabano entende que aprender arte envolve não apenas a atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética. “Ao fazer e conhecer arte, o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo”, afirma.

De acordo com o professor, as aulas têm como enfoque conteúdos da linguagem visual, oportunizando a produção de desenho, colagem, pintura, fotografia, vídeo e objetos, além da apreciação de obras de arte antiga, moderna e atual, e a leitura de imagem. “Além dos temas tradicionais como retrato, paisagem, natureza morta, histórico, religioso e alegoria, outros temas podem vir do interesse dos alunos, de parcerias com outras disciplinas, de textos escolhidos e de fatos do momento ou do calendário”, acrescenta.

Ele lembra que, em setembro próximo, os alunos realizam uma exposição no Centro Cultural Martha Watts, com produções de arte de todas as turmas da educação infantil, do ensino fundamental 1 e 2, e do segundo ano do ensino médio. “Essa grande exposição de arte marca as comemorações do aniversário do Colégio, que em 2017 completa 136 anos, e propicia a visita com todas as turmas para apreciação dos trabalhos”, conta. Segundo ele, os comentários feitos pelos alunos geram conversas, reflexões e aprendizado coletivo, e revelam a importância de não só realizar a exposição, como promover a educação por meio de arte produzida pelos próprios alunos, valorizando-os com suas produções.

Além de Flávio Camargo, o professor Guilherme Teixeira também leciona a disciplina de artes no colégio para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2.

Aulas práticas

Estudante do 9º ano B do ensino fundamental 2, Anna Luíza Cury diz reconhecer a importância das aulas de artes para a sua formação e garante: “O melhor dessa disciplina são as aulas práticas, embora conhecer a história também seja bem legal”.

Ela conta que o que mais a marcou nas aulas de artes foram os presentes que confeccionou para o Dia das Mães, Páscoa e outras datas comemorativas. “As crianças adoram isso!”, salienta. E acrescenta: “O que eu aprendi e achei mais legal é que os povos de épocas e lugares diferentes têm cada um o seu jeito de se expressar, tornando única cada coisa que eles fazem, com seu significado”.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Coordenação: Celiana Perina