Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Do coração esquecido ao coração aquecido

Do coração esquecido ao coração aquecido

por luan.matias publicado 24/05/2019 09h52, última modificação 24/05/2019 10h52
Do coração esquecido ao coração aquecido

“À tarde fui, com pouca vontade, a uma reunião na Aldersgate Street (Londres); quando cheguei alguém estava lendo o prefácio de Lutero à Epístola de Paulo aos Romanos. Cerca das vinte horas e quarenta e cinco minutos, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração mediante a fé em Cristo, senti o meu coração estranhamente aquecido. Eu senti que agora confiava realmente em Cristo, somente em Cristo, para salvação: e me foi dada a segurança de que Cristo havia perdoado os meus pecados, sim, os meus, e que eu estava salvo da lei do pecado e da morte.”  
Relato do “Diário de Wesley”, 24 de maio de 1738


Muitas coisas são escritas sobre esse fato na vida de Wesley, mas nem todas são verdadeiras. Precisamos ter o bom senso nessas histórias.

Alguns dizem que esse foi um momento em que houve uma experiência com o Espírito Santo, “um batismo com fogo”. É lógico que a presença do Espírito Santo na vida de um cristão é algo natural, sem tal presença não há conversão, não estamos falando sobre manifestação de dons, isso é uma outra história.

Outros alegam que esse foi o momento da conversão de Wesley, embora ele mesmo tenha, de certa forma, aludido a isso como sendo verdade, entendemos que esse foi um momento de renovação.

Talvez devido a sua forma de ser, enérgica e metódica, achasse que faltava alguma coisa. Então percebeu que somente uma coisa era necessária: “agora confiava realmente em Cristo, somente em Cristo, para salvação”.

Como muitos, Wesley pensava que deveria "ajudar” a Cristo por meio das boas obras para se obter a salvação. Então compreendeu que já era cristão, pela presença de Cristo e as boas obras consequência desta presença.

Podemos dizer que John Wesley havia se esquecido dessa realidade e que nesse dia o seu coração passou de esquecido a aquecido.

Infelizmente muitos hoje estão vivendo dentro de um cristianismo desprovido da essência que é Cristo. Acrescentam tantas coisas:

“Se pois vocês já estão mortos com Cristo, porque vos carregam ainda de novos mandamentos como se nada tivesse mudado em relação à velha maneira de viver? E continuam a subjugar-vos com regras como: “Não toques nisto, não comas disso, não uses aquilo!” Tudo isso não passa de meros preceitos e doutrinas humanas que perdem validade com o tempo. 23 Podem ter uma certa aparência de sabedoria, pela devoção, pela falsa humildade e pela severidade para com o corpo, mas não têm qualquer valor no domínio dos instintos carnais”.  Colossenses 2: 20 - 22.       


Que a cada dia tenhamos nosso coração aquecido, para não nos esquecermos que somente Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. As demais coisas são Atalhos, Inverdade e Morte. 


Silvio de Oliveira
Pastor e Psicanalista
Pastoral Unimep – Taquaral