Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Disciplina sobre trabalho científico traz dicas de como falar em público

Disciplina sobre trabalho científico traz dicas de como falar em público

por Colégio Piracicabano — publicado 25/06/2012 08h08, última modificação 05/02/2016 11h16
Disciplina sobre trabalho científico traz dicas de como falar em público

O Colégio Piracicabano sempre teve a preocupação de orientar seus alunos em relação à expressão verbal nos momentos de apresentação de trabalhos escolares. Um dos instrumentos para isso é a disciplina Introdução ao Trabalho Científico (ITC), que faz parte da grade do ensino médio.

"Além de trabalhar as regras de elaboração de trabalhos científicos - projetos de pesquisa, resenhas e arquivos -, a confecção de slides e pôsteres, a instituição traz em seu programa de ensino a preocupação com a comunicação oral, que envolve questões como tom de voz, vícios de linguagem, postura, orientação sobre o uso de boné, entre outros", conta a coordenadora pedagógica Joselene Rodrigues da Silva.

A finalização dos trabalhos da ITC ocorre durante a Jornada de Iniciação Científica (Joinci), na qual os alunos apresentam o trabalho em grupo para uma banca de professores. Durante a apresentação são avaliados vários quesitos: qualidade do trabalho, recursos utilizados na apresentação, oralidade e importância do tema. Antes, em sala de aula, eles simulam a apresentação para os responsáveis pela disciplina.

"No início, alguns alunos, pela insegurança, que é natural, trazem um papel com as anotações e depois se soltam, observando os próprios colegas", conta Joselene.

Texto: Ronaldo Victória
Fotos: Fábio Mendes