Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Mundial do Livro: a importância da leitura desde o início da vida

Dia Mundial do Livro: a importância da leitura desde o início da vida

por anrsanto publicado 23/04/2018 05h00, última modificação 23/04/2018 10h54
Dia Mundial do Livro: a importância da leitura desde o início da vida

A leitura é parte fundamental para o crescimento e educação de todos. É por meio dela que a curiosidade da criança e a vontade de aprender são estimuladas todos os dias. Especialmente no Dia Mundial do Livro, a ser celebrado nesse próximo dia 23 de abril, podemos lembrar que os livros conseguem transportar a criança para o mundo da imaginação e permitem que ela viaje a qualquer lugar.

Atualmente os livros não são necessariamente físicos. Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas optam por ler nos celulares, computadores e outros equipamentos para leitura. Para Ana Lúcia Artuso Longati, auxiliar da biblioteca do colégio, a tecnologia deve ser utilizada como aliada na leitura.

“Procuramos sempre mostrar a importância de ir até a biblioteca pesquisar livros físicos e, também a possibilidade de pesquisar informações na internet de forma qualitativa. Acredito que isso ocorra devido ao trabalho interdisciplinar para inserir os nossos alunos nessas duas realidades”, afirma.

No Colégio – A ferramenta para estimular a leitura está bem ao nosso lado. A biblioteca do Colégio Piracicabano possui atualmente mais de 19 mil livros em seu acervo, e a cada semana, cerca de 180 títulos são emprestados. No local, os mais procurados são:  “Coleção Eco – Tartarugas e cágados, papagaios, sapos, rãs”, de Sílvia Barretto; “As Profissões”, coleção de Flávia Hila, e “A Droga da Obediência”, de Pedro Bandeira.

Dentre todos os que frequentam o espaço, as crianças e pré-adolescentes são os leitores mais ávidos e os que mais emprestam livros.

É importante manter o hábito de leitura além da escola, segundo Ana, pois os benefícios da leitura para a educação são inúmeros. “Se a criança desenvolver o hábito de manusear e ler um livro desde a infância, acredito que a sua escrita ficará muito melhor, a sua imaginação será mais desenvolvida e aguçada e o seu vocabulário se tornará muito mais rico com as palavras. Além disso, ela terá mais criatividade ao fazer as suas atividades, dentre outros pontos positivos”, destaca.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues