Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Da Vinci e muita ciência está na agenda dos 9ºs anos

Da Vinci e muita ciência está na agenda dos 9ºs anos

por Colégio Piracicabano — publicado 06/04/2015 13h01, última modificação 05/02/2016 11h16
Da Vinci e muita ciência está na agenda dos 9ºs anos
O mês de abril será marcante para os alunos dos 9ºs anos do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano. Uma viagem a São Paulo, agendada para o dia 15, levará os adolescentes para conhecer Leonardo da Vinci e o Catavento, um museu de ciências. Os professores responsáveis pela iniciativa são Flávio Camargo (artes) e Elcy Pecorari (língua portuguesa).

A primeira atividade é a exposição A Natureza da Invenção, de Leonardo da Vinci, na Galeria de Arte do térreo do edifício do Sesi (Serviço Social da Indústria), na avenida Paulista. No local estão peças pertencentes à coleção do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, aberto ao público até hoje em Milão, na Itália.

“A exposição apresenta um fascinante conjunto de projetos, desenhos e maquetes, produzidas por pesquisadores e engenheiros que reinterpretaram os manuscritos de Da Vinci. Este material foi produzido para apresentar ao público em 1953, em comemoração ao quinto centenário do ano do seu nascimento do cientista”, conta o professor Camargo.

A interação promete envolver os alunos durante a exposição, podendo ser vivenciada as múltiplas habilidades e interesses por meio de dispositivos eletrônicos. “É uma obra extensa do ponto alto do Renascimento. Muitas tecnologias surgiram nessa época, impulsionadas pelos múltiplos interesses de intelectuais, estudos dos clássicos da Grécia e Roma, e pela difusão dos conhecimentos propagados pela imprensa recém-criada. Conteúdos dos estudos de arte foram retomados, reforçando a ideia de que os artistas espelham seu tempo desde a pré-história, Egito, Grécia, Roma e Renascimento e anunciam, junto com os cientistas, as tecnologias do amanhã”, ressalta Camargo.

A segunda parte do passeio também promete diversão aliada ao aprendizado de conceitos de ciência. “O Catavento oferece uma coleção de brinquedos científicos, é um museu interativo e dividido em quatro espaços, universo, vida, engenho e sociedade”, informa o professor de artes do Piracicabano. O Catavento fica no Palácio das Indústrias e ocupa uma área de 4 mil metros quadrados com 250 instalações.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: