Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de inglês do Piracicabano aproximam alunos da literatura do século 18

Aulas de inglês do Piracicabano aproximam alunos da literatura do século 18

por anrsanto publicado 25/10/2016 09h00, última modificação 27/10/2016 17h21
Aulas de inglês do Piracicabano aproximam alunos da literatura do século 18

A literatura inglesa do século 18 está na pauta de estudos dos alunos deste semestre do nível avançado em inglês do Colégio Piracicabano. A partir do livro Emma, de Jane Austen, os estudantes com 16 e 17 anos, do 3º ano do ensino médio, prepararam uma ambientação da história para recitar poemas. O trabalho será apresentado na Mostra Acadêmica da Unimep, no dia 25 de outubro, por meio de atividade da graduação letras - tradução e interpretação de texto, e no workshop sobre Jane Austen, que ocorre no dia 24 de novembro.

O formato da atividade consistiu em criar um ambiente parecido com o cenário do livro de Jane, incluindo o chá da tarde, roupas da época, muita poesia e leitura. “Os alunos recitaram poemas e escreveram cartas baseadas no contexto do livro e dos personagens principais. É um momento muito importante para todos nós, pois, este contato com a literatura é algo enriquecedor quando estamos aprendendo uma língua estrangeira”, afirma a professora de inglês do advanced, Patricia Gabriela Parizotto Setten.

No 1º semestre, o mesmo grupo estudou a obra A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. “Ambos os livros trazem a posição da mulher na sociedade, as diferenças, os preconceitos e a visão de dois autores diferentes sobre a mesma questão. A leitura foi muito relevante, pois, os alunos tiveram contato maior com o idioma, desenvolveram ainda mais vocabulário e aprenderam sobre a literatura de dois países falantes da língua inglesa: Estados Unidos e Inglaterra, assim como suas respectivas trajetórias históricas”, diz Patricia.

A aluna Rebeca Zilli, 17, 3º ano A, conta que o curso a introduziu na literatura da antiga Inglaterra. “A experiência com a obra Emma foi extremamente proveitosa, uma vez que nos permitiu o contato direto com a literatura inglesa. A partir da leitura do livro e atividades relacionadas, pudemos voltar ao tempo, conhecendo mais sobre os costumes e cultura da época por meio de uma aula dinâmica e inovadora.”

Já para o aluno do advanced Tarik Manfrinato, 17, do 3º B, a atividade revela um traço forte da escola: “Estou num colégio em que o conceito de ensinar é tradicional, mas revolucionário! Falamos apenas em inglês, usando os vocábulos da época na qual nos inserimos. Falamos também sobre o contexto daquele período como se discutíssemos atualidades, e bebemos chá com frutas e brownies. Pude me abster por algum tempo da loucura que é a vida de futuro vestibulando e me divertir muito, ao mesmo tempo em que aprendia. Foi uma experiência que dificilmente esquecerei e que quero contar para meus netos com gostinho de saudades na boca”, afirma Tarik.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina