Curiosidades sobre os 130 anos do Colégio Piracicabano
A celebração dos 130 anos do Colégio Piracicabano vai muito além das festividades, é também uma oportunidade para reavivar e preservar a memória da instituição. Para que os alunos conheçam e relembrem a trajetória do Piracicabano, a equipe de reportagem do PirAção traz algumas curiosidades: Você Sabia?
O ramal geral do Colégio é o ano de fundação da escola. O número escolhido propositalmente, 1881, homenageia o ano de fundação da escola.
No ano de 1931, alunos e professores do Colégio também criaram uma cápsula do tempo, com documentos para serem desenterrados após 50 anos. A ação ocorreu no cinquentenário do Piracicabano.
Há um observatório de astronomia no antigo prédio do Colégio, onde hoje funciona o Centro Cultural Martha Watts. O observatório consistia em um andar coberto com zinco gradeado ao redor e que oferecia uma ampla visão. Em 2001, o acesso à parte superior foi retirado.
O Colégio Piracicabano foi a primeira escola da América Latina a criar uma universidade. A Unimep, reconhecida em 1975, é fruto dos primeiros cursos superiores do então Instituto Educacional Piracicabano oferecidos no prédio do Colégio, a partir de 1964.
Fontes: "Vieram e Ensinaram Colégio Piracicabano, 120 anos" e "Memória, Encantamento e Beleza", de Beatriz Vicentini Elias; "Evangelizar e Civilizar - Cartas de Martha Watts, 1881-1908", de Zuleica Mesquita.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 06/09/2011