Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curiosidades sobre os 130 anos do Colégio Piracicabano

Curiosidades sobre os 130 anos do Colégio Piracicabano

por Colégio Piracicabano — publicado 07/09/2011 07h21, última modificação 05/02/2016 11h16
Curiosidades sobre os 130 anos do Colégio Piracicabano

A celebração dos 130 anos do Colégio Piracicabano vai muito além das festividades, é também uma oportunidade para reavivar e preservar a memória da instituição. Para que os alunos conheçam e relembrem a trajetória do Piracicabano, a equipe de reportagem do PirAção traz algumas curiosidades: Você Sabia?

O ramal geral do Colégio é o ano de fundação da escola. O número escolhido propositalmente, 1881, homenageia o ano de fundação da escola.

No ano de 1931, alunos e professores do Colégio também criaram uma cápsula do tempo, com documentos para serem desenterrados após 50 anos. A ação ocorreu no cinquentenário do Piracicabano.

Há um observatório de astronomia no antigo prédio do Colégio, onde hoje funciona o Centro Cultural Martha Watts. O observatório consistia em um andar coberto com zinco gradeado ao redor e que oferecia uma ampla visão. Em 2001, o acesso à parte superior foi retirado.

O Colégio Piracicabano foi a primeira escola da América Latina a criar uma universidade. A Unimep, reconhecida em 1975, é fruto dos primeiros cursos superiores do então Instituto Educacional Piracicabano oferecidos no prédio do Colégio, a partir de 1964.

Fontes: "Vieram e Ensinaram Colégio Piracicabano, 120 anos" e "Memória, Encantamento e Beleza", de Beatriz Vicentini Elias; "Evangelizar e Civilizar - Cartas de Martha Watts, 1881-1908", de Zuleica Mesquita.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes