Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cultura de paz entre os alunos é primordial no ambiente escolar

Cultura de paz entre os alunos é primordial no ambiente escolar

por Colégio Piracicabano — publicado 18/10/2012 11h50, última modificação 05/02/2016 11h16
Cultura de paz entre os alunos é primordial no ambiente escolar

A escola é um dos primeiros espaços de convivência social fora do círculo familiar. É imperativo que conflitos aconteçam na coexistência entre os seres e discutir a violência é necessário nos dias de hoje. Ao entender tal necessidade e realidade, a direção do Colégio Piracicabano inclui o assunto paz e violência no dia a dia de todos os seus alunos já a partir da educação infantil.

A violência ocorre na escola quando um elemento do processo educativo deixa de respeitar o outro por alguma divergência de ideias, explica a professora e orientadora educacional dos ensinos fundamental 2 e médio, Lúcia Cristina Piacentini Gomes da Silva. A educadora lembra que o conflito e a discordância sempre existiram e sempre ocorrerão em virtude dos alunos conviverem com diferenças.

"A maior dificuldade encontrada por educadores e familiares é que a violência tem tomado proporções inaceitáveis", destaca Lúcia. Em contrapartida, o colégio faz um trabalho de reflexão com os alunos e educadores sobre o que é limite.

"Procuramos trabalhar internamente com a prevenção, mantendo um diálogo aberto e franco com os alunos", ressalta a educadora.
INICIAL

Com as crianças mais novas, Lúcia relata que a proposta é colocar o agressor no lugar da vítima. "Perguntamos: como você gosta de ser tratada? "Você gostaria que fizessem o mesmo com você?" Isto para que a lição seja interiorizada, um tipo específico de linguagem é utilizado conforme o nível de desenvolvimento.

Toda a discussão envolve um conversas educativas em sala de aula. O ingrediente fundamental é o relacionamento da instituição educacional com os pais. "Buscamos enfatizar a parceria com os pais. O portal educacional oferece um link ao qual os responsáveis têm acesso, por meio de uma senha individual, ao acompanhamento escolar de seus filhos, onde essas dificuldades são registradas", conta.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes