Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Corpo são, mente sã

Corpo são, mente sã

por Colégio Piracicabano — publicado 01/08/2013 07h34, última modificação 05/02/2016 11h16
Corpo são, mente sã

Pode parecer ´pegação no pé´, mas manter a postura do corpo de forma correta pode render, além da boa saúde, elogios e muita criatividade. Camila Rotta Jayme (foto), 12, do 7º ano A do Colégio Piracicabano, faz balé clássico desde os dois anos e pratica ginástica desde os sete. Toda disciplina corporal absorvida por ela com os exercícios físicos lhe rendeu um elogioso balé de ponta e abriu um universo quase que infinito para criar coreografias na ginástica.

A professora de educação física e de balé do Colégio Piracicabano, Juliana Pachane, recomenda a iniciativa da aluna Camila, e acrescenta que a escola trabalha o corpo nas aulas de atividades motoras e iniciação ao esporte desde a educação infantil até o ensino médio.

"Nessa fase escolar, a criança está com o corpo em formação. A boa postura influencia não somente na coluna, mas no desenvolvimento dos membros inferiores e superiores, braços e pernas.", afirma Juliana.

Mas os principais riscos que a criança ou o jovem correm concentram-se em três momentos, alerta a professora. Em frente à televisão, ao computador e no sofá, a postura tende a ser relaxada. "Aí é preciso a cobrança dos pais para que seus filhos não cheguem a desenvolver uma cifose ou escoliose", orienta ela.

A profissional do Pira também recomenda que os pais fiquem atentos aos móveis utilizados pelas crianças, o que também pode refletir no desempenho dos estudos. "Tanto a cadeira como a mesa devem ser confortáveis e adequados ao tamanho de quem as utiliza. A cadeira deve ter encosto e os pés devem estar apoiados. Nada de ficar debruçado sobre a lição", finaliza a professora de educação física.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes