Contação de histórias reforça ensino bilíngue no Piracicabano
por Colégio Piracicabano
—
publicado
02/02/2016 16h38,
última modificação
05/02/2016 11h16
![Contação de histórias reforça ensino bilíngue no Piracicabano Contação de histórias reforça ensino bilíngue no Piracicabano](http://colegiometodista.g12.br/piracicabano/noticias/contaassapso-de-hista3rias-reforassa-ensino/@@images/f5e5b9e8-1aaa-4d31-bf90-481fc42c8a82.jpeg)
As aulas de storytelling compõem o ensino do inglês no Colégio Piracicabano a partir de contação de histórias. Ao estimular a apreciação do aluno em ouvir contos na língua estrangeira, a disciplina promove o desenvolvimento da escuta e atenção, percepção sonora, habilidade de verbalização, repertório, imaginação, memória, compreensão e retenção de informações.
As aulas ocorrem quatro vezes na semana em períodos de 25 minutos para alunos da educação infantil, respeitando o tempo de atenção da faixa etária e a necessidade de periodicidade para alcançar o melhor resultado. Os alunos dos 1º e 2º anos do fundamental 1 trabalham com histórias em inglês uma vez na semana durante a aula de 45 minutos.
“A metodologia da disciplina storytelling utiliza materiais visuais, músicas e rimas, que ajudam na associação e memorização da língua; brincadeiras e jogos, que promovam a interação entre as crianças e atividades sensoriais como o fazer e o sentir”, destaca Nelly Diácov Braga, professora de storytelling e assessora do bilíngue do Colégio.
NÚCLEO BILÍNGUE
A decisão do Piracicabano em oferecer a disciplina como parte do núcleo bilíngue está baseada nos projetos didáticos, fundamentados nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, e no processo de aprendizagem da criança.
Tais diretrizes destacam que a criança constrói o seu conhecimento por meio de experiências vividas em seu dia a dia, finalizando este processo em nível elevado e significativo de aprendizagem.
“O exercício de contar histórias em inglês atende às necessidades cognitivas da criança. As histórias proporcionam novos horizontes e descobertas do desconhecido e ainda o aprendizado se enriquece com a segunda língua. O nosso objetivo é oferecer ensino de idioma que seja eficiente e prazeroso e a interação cultural que promova mais do que a aquisição de outra língua”, afirma a professora Nelly.
As aulas ocorrem quatro vezes na semana em períodos de 25 minutos para alunos da educação infantil, respeitando o tempo de atenção da faixa etária e a necessidade de periodicidade para alcançar o melhor resultado. Os alunos dos 1º e 2º anos do fundamental 1 trabalham com histórias em inglês uma vez na semana durante a aula de 45 minutos.
“A metodologia da disciplina storytelling utiliza materiais visuais, músicas e rimas, que ajudam na associação e memorização da língua; brincadeiras e jogos, que promovam a interação entre as crianças e atividades sensoriais como o fazer e o sentir”, destaca Nelly Diácov Braga, professora de storytelling e assessora do bilíngue do Colégio.
NÚCLEO BILÍNGUE
A decisão do Piracicabano em oferecer a disciplina como parte do núcleo bilíngue está baseada nos projetos didáticos, fundamentados nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, e no processo de aprendizagem da criança.
Tais diretrizes destacam que a criança constrói o seu conhecimento por meio de experiências vividas em seu dia a dia, finalizando este processo em nível elevado e significativo de aprendizagem.
“O exercício de contar histórias em inglês atende às necessidades cognitivas da criança. As histórias proporcionam novos horizontes e descobertas do desconhecido e ainda o aprendizado se enriquece com a segunda língua. O nosso objetivo é oferecer ensino de idioma que seja eficiente e prazeroso e a interação cultural que promova mais do que a aquisição de outra língua”, afirma a professora Nelly.
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de Imagens
Edição e Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 02/02/2016
registrado em:
Na prática