Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Consciência para todos os dias

Consciência para todos os dias

por Colégio Piracicabano — publicado 23/11/2012 14h01, última modificação 05/02/2016 11h16
Consciência para todos os dias

No dia a dia de uma instituição de ensino, lembrar e respeitar as diferenças  entre os indivíduos não está restrito a atividades programadas tão somente  para o Dia da Consciência Negra, celebrado em Piracicaba no último dia 20. A  diversidade do ser humano em suas múltiplas facetas é celebrada no Colégio  Piracicabano em todos os dias letivos do ano e faz parte da missão do  metodismo.

"Nós do Piracicabano, não trabalhamos com os alunos um dia para a  consciência negra, mas o ano todo. E, também, não abordamos somente as  questões sobre os afrodescendentes, mas sobre a diversidade em geral, como a  religiosa, étnica, cultural e social", explica a orientadora educacional dos  ensinos infantil e fundamental 1, Márcia Rigoldi Simões Puydinger.  Entretanto, em sala de aula, com a proximidade do dia 20, os professores  falaram aos alunos sobre a data e explicaram o porquê do feriado, conta  Márcia. A orientadora destaca que o foco do Piracicabano nas conversas com  os estudantes foi o de fortalecer a necessidade da tolerância, respeito,  solidariedade e cooperação. "Esses valores devem ser desenvolvidos todos os  momentos, inclusive nos atendimentos às famílias, e, também, no exemplo  comportamental dos educadores", afirma.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes