Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Piracicabano é pautado por diretrizes cristãs

Colégio Piracicabano é pautado por diretrizes cristãs

por anrsanto publicado 22/02/2017 05h00, última modificação 21/02/2017 16h33
Colégio Piracicabano é pautado por diretrizes cristãs

O tema de confessionalidade do Colégio Piracicabano, para o ano 2017, será ‘Reforma: um Caminho Necessário’. Nesta entrevista, a pastora Márcia Célia Pereira, responsável pela Pastoral Escolar e Universitária do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), fala sobre os diferenciais de uma escola confessional e sobre as atividades desenvolvidas pela Pastoral. Acompanhe:

Como a senhora define o Colégio Piracicabano enquanto instituição confessional?
Pastora Márcia Célia Pereira - O Colégio Piracicabano, desde a sua criação, traz no DNA valores que visam à formação integral de seus alunos, abrangendo sua realidade pessoal e social, ao utilizar conhecimentos espirituais, éticos e científicos para transformar a realidade, com vistas a trazer o Reino de Deus e ver, na formação do ser, a prática do bem. Não nos limitamos a passar o conhecimento. Pensamos o nosso ensino a partir dos preceitos dos evangelhos, abrangendo a educação moral, cujos valores devem permear o comportamento dos educadores e os conteúdos pedagógicos, visando ao desenvolvimento de tais virtudes na vida dos alunos.

Quais os diferenciais que o aluno encontra numa escola confessional?
Pastora Márcia - Somos um colégio com a educação pautada em diretrizes cristãs. Trazemos uma riqueza de valores e ideais dos quais o mundo hoje tem sede, e cabe a nós a tarefa de apontar o caminho que seja coerente com a verdade que gera vida, Jesus. Entendemos que ensinar não é um negócio, mas a missão que Deus nos deu. Recebemos cada aluno com a responsabilidade de levar aos nossos estudantes possibilidades de transformar a geração com atitudes que dignificam, atitudes de paz, justiça e amor a si mesmo e ao próximo.

O Colégio Piracicabano conta com a Pastoral Escolar. Qual o seu papel?
Pastora Márcia - Manter o diálogo entre Igreja mantenedora e instituições de ensino, tendo ambas naturezas distintas, mas o mesmo fundamento bíblico que é: estabelecer os valores do Reino de Deus por meio de suas funções profética e sacerdotal. A Pastoral acompanha todo o caminhar do Colégio, com a equipe diretiva, funcionários e alunos, reconhecendo que na dinâmica de nossa herança metodista, nossos trabalhos devem ser realizados com vista ao bem-estar das pessoas, sua integração na vida da instituição. A finalidade é oferecer a todos condições de vida abundante, que é dom do nosso Senhor Jesus e que se faz presente para ser conhecida e vivida por todos. A Pastoral se propõe a tirar os alunos da condição de espectadores, levando-os à condição de co-autores no processo de aprendizado, com responsabilidade social e espírito solidário. Além de acompanhar a equipe de professores do ensino religioso, a Pastoral participa com os alunos dos projetos de solidariedade e voluntariado. Organiza com as coordenações os eventos que marcam a confessionalidade e as festas de comunhão escola-família. É responsável também pelas devocionais nas reuniões e acolhidas.

Quais atividades a equipe da Pastoral desenvolve para a comunidade?
Pastora Márcia - Vou citar aqui duas atividades. A primeira são os Projetos Solidariedade/Voluntariado. Eles se constituem em ação efetiva em prol da mudança da realidade de indiferença, exclusão, injustiça, preconceito e discriminação presentes na sociedade atual. Junto com instituições assistenciais da cidade, desenvolvemos ações de ajuda mútua, contribuindo para que o sonho de uma sociedade justa, fraterna e solidária se concretize. A Pastoral participa da coordenação e execução desse projeto, que é realizado de março a dezembro, e envolve todos os níveis de ensino e toda a comunidade escolar. A segunda é a Festa da Família, evento tradicional do Colégio. Nasceu como fruto de uma reflexão a respeito do processo de transformação pelo qual passa a família no contexto da sociedade atual e da compreensão de sua importância enquanto “criação divina para a comunhão do seu povo e de toda a sociedade”. A família é fundamental para o desenvolvimento físico, social, emocional e espiritual de cada pessoa, em especial de crianças e adolescentes. A Festa da Família tem como objetivo a integração família x escola, mas também, e principalmente, que seja uma ação efetiva em prol do fortalecimento dos laços familiares.

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina