Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Piracicabano é homenageado com Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores pelos 140 anos

por anrsanto publicado 30/09/2021 05h00, última modificação 01/10/2021 15h07

O Colégio Piracicabano será homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba e receberá Moção de Aplausos da casa de Leis. A homenagem ocorre pelos 140 anos de história da escola, completados e celebrados em setembro.

A iniciativa é realizada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB).

A Moção de Aplausos será entregue à diretora do Colégio, a professora Joselene Henriques, pelo vereador.

A visita está agendada para o próximo dia 13 de outubro, às 10h.

PIONEIRISMO –
Reconhecido por diferenciais como ensino bilíngue, a tradição aliada à inovação e a formação ética dos alunos por meio do ensino confessional, o Colégio Piracicabano tem bela história em Piracicaba. Ele cresceu com a cidade, desde o ano em que instalado em 1881.

Com o apoio político dos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região, a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: "O Colégio Piracicabano". A data foi 13 de Setembro de 1881.

O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil.

Por essa razão, até a década de 1930, internato era apenas direcionado às moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934, criou-se o internato masculino.

O currículo do Colégio Piracicabano oferecia desde os primeiros anos variado elenco de disciplinas, estando muito à frente dos currículos das escolas da época.

Os anos se passaram e a escola metodista cresceu e evoluiu com a cidade. Vários cursos foram criados durante a história do "Piracicabano" para atender as necessidades educacionais da região e o Colégio deixou de ser só Colégio. Passou a abrigar também cursos superiores em 1964 que deram origem à Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

FUTURO – Para o futuro, a diretora do Colégio, a professora Joselene destaca muitas inovações, todas também ligadas às propostas pioneiras e sempre conectadas ao futuro, presente no DNA da instituição.

Dentre as principais novidades, ela aponta as atividades planejadas para o novo ensino médio. “Nesse novo sistema de ensino, o aluno poderá escolher disciplinas quais mais se identifique, mas também terá de cumprir as disciplinas da formação geral básica. O objetivo é deixar que o aluno construa a sua própria trajetória em conjunto com a escola”, afirma a professora.

“Já em ao ensino do idioma inglês, também um dos nossos principais diferenciais, o aprendizado do idioma continuará com uma hora aula na formação geral básica, mas também será trabalhado com os estudantes para propósitos específicos, como a leitura e a construção de textos baseados na área que o aluno escolheu”, detalha Joselene.

Saiba mais sobre os outros projetos do Novo Ensino Médio do Colégio Piracicabano aqui: http://colegiometodista.g12.br/piracicabano/noticias/novidades-na-matriz-curricular-2022

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: acervo Colégio Piracicabano