Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio confessional transmite valores para a vida

Colégio confessional transmite valores para a vida

por staraujo publicado 20/05/2016 05h00, última modificação 19/05/2016 14h28

O Colégio Piracicabano é uma instituição confessional, ou seja, o ensino vai além do pedagógico e busca transmitir constantemente a excelência da formação humanista. Com aulas de ensino religioso integrando a grade de quase todos os níveis escolares, do infantil ao 1º ano do ensino médio, o Piracicabano dispõem de Capela, espaço onde tanto alunos quanto professores e funcionários podem meditar, cantar ou refletir sobre um texto – o local também é utilizado para o acolhimento dos alunos e para celebrar algumas datas ligadas à confessionalidade.

Os fundamentos teológicos e filosóficos em um colégio confessional têm origem nas Escrituras Sagradas, nas quais Deus falou e fala de seu cuidado e amor por nós, suas criaturas, afirma a reverenda Márcia Célia Pereira, da Pastoral Escolar do Colégio Piracicabano. “Essa verdade ensinada, apreendida, cantada, contada em forma de histórias, de parábolas, também é vivenciada em nossos projetos de ajuda solidária, em nossas festividades e vivida num relacionamento de respeito e sensibilidade. Este é o nosso grande diferencial”, diz a pastora.

A disciplina de ensino religioso trabalha com temas do cotidiano e leva o aluno à ampliar seus horizontes. “Temos vivido um tempo de profunda tristeza enquanto assistimos a diversos casos de corrupção em nosso país. Todos nós sabemos que os corruptos não são ignorantes quanto ao conhecimento técnico, como matemática ou história. São pessoas bem informadas e academicamente capazes e preparadas, mas não possuem em seus corações os valores necessários para a vida sadia em sociedade. Ou seja, não conseguiram utilizar o conhecimento técnico para gerar a vida comum, mas, tomados pelo egoísmo, trabalham somente pelo seu próprio bem-estar”, exemplifica o pastor Hugo Gonçalves de Freitas, professor de religião dos ensinos fundamental 2 e médio.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: acervo pessoal