Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Piracicabano completa 134 anos de história e inovação

Colégio Piracicabano completa 134 anos de história e inovação

por Colégio Piracicabano — publicado 08/09/2015 07h03, última modificação 05/02/2016 11h16
Colégio Piracicabano completa 134 anos de história e inovação
O Colégio Piracicabano comemora 134 anos de fundação neste início de setembro com a promoção das gincanas de cultura e esportes. A programação já é uma tradição e envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental 2 ao 3º ano do ensino médio, além de pais, ex-alunos e funcionários. Esse ano, as atividades acontecem a partir de terça-feira, 8, com a abertura das celebrações do evento, às 19h30, no Salão de Festas.

O conjunto de competições – culturais e esportivas – é disputado por quatro equipes, sendo cada uma delas formada por mais de 100 alunos e um mixe de níveis de ensino – alunos do 3º ano do ensino médio são os coordenadores de cada equipe. A primeira competição acontecerá durante a noite de terça-feira, quando grupos de pais representarão as equipes de alunos e apresentarão coreografias de street dance. “É um evento que comove nós, pais, além de ser bem criativo”, diz Maurício Amaral, pai do aluno Lucas Eduardo Amaral, do 3ºA.

Na quarta-feira, 9, acontecem a semifinal e a final de 12 jogos – futsal subdividido por faixa etária; vôlei; basquete; handebol; queimada mista e atletismo (corrida). As provas serão disputadas no campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). A a fase eliminatória foi disputada no Piracicabano a partir de agosto. “Os jogos incentivam a prática esportiva, promovem a integração e estimulam atitudes de cooperação e solidariedade. É um momento de descobrir novos talentos e despertar para novos esportes”, conta Eliana Murbach Geraldi, professora de educação física e coordenadora da gincana em sua área.

GINCANA

A gincana cultural concentra as disputas na quinta-feira e sexta-feira, com provas de idiomas (espanhol e inglês), teatro, dança, entre outras. A programação tem a participação de ex-alunos dos 3º anos do ensino médio de 2014 e de alunos do 5º ensino fundamental 1.

“Vamos além do conhecimento, descobrindo talentos e promovendo a ideia do todo”, diz Suzane Lindoso, professora de língua portuguesa e coordenadora da área de cultura das competições de aniversário.

Entre os alunos há muita expectativa e envolvimento. O estudante Lucas Amaral, 17, é coordenador da equipe verde e fala sobre como o evento de aniversário do Piracicabano o envolve. “É uma oportunidade de amadurecimento diante da responsabilidade como coordenador. Com certeza é um momento de responsabilidade”, diz o aluno do 3º ano.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes/Bob Calligaris