Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Classificação e quantificação de resíduos é tema das aulas de environment

Classificação e quantificação de resíduos é tema das aulas de environment

por anrsanto publicado 01/10/2019 05h00, última modificação 01/10/2019 20h31
Classificação e quantificação de resíduos é tema das aulas de environment

O descarte correto de produtos, a conscientização para a preservação e os cuidados com a natureza foram alguns dos temas abordados em atividade sobre reciclagem e separação de resíduos realizada com os alunos da educação infantil. Ao longo das aulas de Environment, os estudantes aprenderam o que são produtos recicláveis e como identificar os distintos tipos de resíduos descartados tais como papel, metal, vidro, plástico e orgânico. Cada estudante identificou em sua lancheira os resíduos recicláveis e resíduos orgânicos. Após o lanche, eles jogaram nas respectivas lixeiras os resíduos identificados. 

A atividade multidisciplinar foi realizada pela professora de environment, Ana Cláudia Alves. Ela já abordava o tema em suas aulas, mas resolveu aprofundar o projeto para aumentar o vocabulário dos alunos e trabalhar a prática da língua inglesa de maneira diferenciada. “O conteúdo desta disciplina centra-se no ambiente (natural ou modificado). Como parte do ambiente, nós, humanos, devemos considerar todas as possibilidades para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis. Resíduo sólido é uma das questões que devemos considerar neste contexto”, aponta a professora Ana Cláudia. 

CONSCIENTIZAÇÃO – “A conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente deve iniciar desde cedo, pois é mais fácil às crianças entenderem a importância da natureza. Tendo essa ideia bem formada, eles serão ótimos cidadãos”, destacou a professora do nível 5A, Claudine Regina Lagrotta Spessotto, sobre o projeto ministrado em classe.

Dentre os principais objetivos da atividade proposta estão o fortalecimento de atitudes de conscientização aos estudantes, destacar temas capazes de ensinar a todos, de forma prática e dinâmica, a reciclarem e reutilizarem objetos para diminuir o acúmulo de lixos, e, consequentemente, minimizar o impacto no meio ambiente. 

Nas aulas, o aluno do nível 5ª, Lucas Candioto de Castro conta que se divertiu aprendendo. “Gostei bastante da explicação sobre como separar os diferentes tipos de lixo”, afirmou ele.

“Por meio de conhecimentos simples, até mesmo singelos, como por exemplo separar o lixo, a criança perceberá o bem que está fazendo para o meio ambiente; consequentemente para a sociedade e para si mesma”, destacou a professora Claudine sobre a experiência realizada com os alunos. 

SAIBA MAIS – Acompanhe a seguir o período de decomposição de distintas matérias e objetos na natureza:

Papel - 3 a 6 meses
Copos de Plástico - 200 a 450 anos
Latas de alumínio - 200 anos
Vidro - até 1 milhão de anos 

  

Texto: Ana Júlia Carregari
Foto: banco de imagens Pexels/Daria Shevtsova
Última atualização: 01/10/2019