Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cidadania é tema de aulas e projetos realizados no Piracicabano

Cidadania é tema de aulas e projetos realizados no Piracicabano

por anrsanto publicado 09/08/2019 05h00, última modificação 16/08/2019 17h22
Cidadania é tema de aulas e projetos realizados no Piracicabano

Um dos valores mais presentes e valorizados no Colégio Piracicabano é a cidadania, incentivada entre os estudantes por meio de aulas e projetos distintos, e fundamentada a partir da conceituação ético-cristã. “A escolha que fazemos ao transmitir os valores e conhecimento da escola parte dos princípios e valores do Reino de Deus”, afirma a agente da Pastoral Escolar, Samantha Gris da Silva Pereira. 

No Colégio, todas as atividades relacionadas à temática têm como principal objetivo a formação humana e cristã. “Por esse motivo, o conceito ganha um contorno que visa o desenvolvimento dos valores de igualdade, justiça e fraternidade entre os homens”, destaca Patrícia Maria Guarnieri Ramos, coordenadora do ensino fundamental 1. 

A cidadania é abordada nas aulas e atividades aos estudantes da educação infantil até aos alunos do ensino médio. “O conceito de cidadania pode ser desenvolvido em qualquer idade, porém, com os recursos e estratégias pedagógicas adequadas para cada etapa de ensino”, menciona Patrícia.  

PROJETOS – Dentre os principais projetos realizados atualmente no Colégio e que incentivam os alunos ao desenvolvimento da cidadania estão: o projeto Solidariedade e a Mostra do Conhecimento. O projeto Solidariedade incentiva os estudantes a conhecerem pessoas e ambientes distintos, e possibilitam aos alunos sempre se colocarem no lugar do outro. 

Além dele, também ocorre a Mostra de Conhecimento, que nesse ano tem como tema “Cuidando da Criação de Deus”. O tema definido compreende não apenas o cuidado com a natureza, mas também com todas as pessoas e animais que vivem ao nosso redor. 

“Os projetos ressaltam a maneira como a cidadania é trabalhada e compreende todas as ações realizadas na escola: a própria rotina das crianças, a forma de tratar as pessoas, os professores e funcionários. Nós valorizamos e incentivamos essas ações e podemos perceber os valores sendo praticados em todos os momentos”, aponta Samantha. 

VALORES – O conceito de cidadania é muito amplo e, ao longo da história, vem assumindo diferentes interpretações. “Entre as várias possibilidades de compreensão do conceito, a que desenvolvemos enquanto conteúdo em salas de aulas é o conceito de cidadania plena, ou seja, que se aproxima dos valores de igualdade, justiça e democracia. Desse modo, o conceito de cidadania é trabalhado como princípio formativo em nosso projeto político pedagógico e, por isso, vai além de uma concepção mais superficial que aproxima a cidadania de direito do consumidor e direito civil moderno”, conta Patrícia.

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 09/08/2019