Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bibliotecas têm 13.800 livros para pais e filhos

Bibliotecas têm 13.800 livros para pais e filhos

por Colégio Piracicabano — publicado 08/05/2013 08h24, última modificação 05/02/2016 11h16
Bibliotecas têm 13.800 livros para pais e filhos
A Biblioteca Miss Lilly Ann Stradley é um espaço aberto a pais e filhos estudantes do Colégio Piracicabano. Fonte de ensino e, principalmente, de disponibilidade para o conhecimento ampliado, o espaço conta com títulos para todos os gostos em seus 12.300 exemplares. No local, o colégio possui uma biblioteca com 1.500 livros infantis, focado no público com dois a dez anos de idade, títulos esses em constante atualização.

Além da leitura obrigatória e monitorada com obras que integram a grade curricular e de projetos como a Hora da Leitura, via parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), criar o hábito de folhear as páginas de um livro e fazer com que a procura pelas bibliotecas ocorra de forma espontânea é papel tanto da escola como dos pais, observa Fátima Suzegan, coordenadora da educação infantil e ensino fundamental do Piracicabano. "Tenho pais e filhos que retiram livros juntos. Esse contingente ainda é pequeno, mas é nosso papel investir nisso. E, com toda a certeza, os pais leitores formam filhos leitores", aponta Fátima, que também lembra que o bom hábito da leitura em casa é uma forma de tirar o foco da crescente onda de mídias e passatempos eletrônicos.

Já Luciene Cristina Correa Ferreira, bibliotecária dos campi Taquaral e Centro da Unimep, conta que a principal procura na Miss Lilly é pela literatura infantil e infantojuvenil nas 2.300 visitas mensais que o espaço recebe. A identificação para empréstimos de livros aos alunos do colégio é feita por meio do nome - para alunos das séries iniciais - e do número do registro acadêmico (RA) - no caso dos alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental. "Os alunos das séries até o 6º ano podem retirar um livro por sete dias. A partir do 7º ano, são liberados até três livros, de acordo com a necessidade do estudante. Aos alunos das séries iniciais também estão disponíveis as retiradas de DVDs todas às sextas-feiras, com empréstimo válido por dois dias", afirma Luciene.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes