Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de teatro incentivam e auxiliam o desenvolvimento escolar

Aulas de teatro incentivam e auxiliam o desenvolvimento escolar

por anrsanto publicado 08/05/2020 05h00, última modificação 08/05/2020 14h40
Aulas de teatro incentivam e auxiliam o desenvolvimento escolar

“O teatro promovido na escola é uma atividade coletiva, de experimentação de realidades e diferentes pontos de vistas, onde o aluno tem a possibilidade de se colocar no lugar do outro”. É dessa forma que a professora de teatro do Colégio, Luciana Felipe dos Santos, resume os principais benefícios dessa arte no ambiente escolar.

Ela leciona a disciplina desde 2018 no Colégio Piracicabano, para os alunos do ensino fundamental 1 (1º ao 4º ano). Dentre os benefícios, a docente destaca o aprimoramento do desenvolvimento de crianças e adolescentes. “O teatro desperta o gosto pela leitura, promove a socialização, desenvolve a expressão e comunicação; por meio dele, é possível experimentar os conhecimentos sobre espaço, tempo e ritmo, entre outras habilidades a serem despertadas no campo da aprendizagem”, aponta Luciana.

ARTES – A aluna Cora Monterani de Queiroz (imagem ao lado), de 12 anos, descreve o teatro como um ambiente super agradável. Ela participa das aulas de teatro há cinco anos e se identifica com a área. Para ela, o teatro é importante para a pessoa poder se expressar melhor e até mesmo para relaxar – funcionando como uma terapia.

Ela conta que sentiu muita diferença desde que começou a frequentar as atividades. “Antes eu era mais tímida, o teatro me ajudou a relaxar e a diminuir o nervosismo, principalmente em época de provas, além de conseguir falar melhor em público", afirmou a aluna, que cursa o 7º ano.

AULAS – As aulas de teatro no Colégio Piracicabano têm duração de 45 minutos e são compostas por diversas etapas: jogos de aquecimento, de atenção, observação, criatividade, improvisação e relaxamento, além de jogos teatrais e dramáticos que também envolvem música e dança.

A construção de um espetáculo também acontece ao longo das aulas e, por meio dessa atividade, os alunos têm a oportunidade de trabalhar o texto dramático, pesquisa, figurino, cenários e formação de plateia.

A disciplina relacionada às aulas de teatro compõe a grade curricular dos alunos do ensino fundamental 1 e está presente como atividade extracurricular para os estudantes das demais etapas de ensino.

Texto: Carolina Piazentin
Edição: Angela Rodrigues