Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com aulas de teatro, alunos desenvolvem habilidades de comunicação e expressão

Com aulas de teatro, alunos desenvolvem habilidades de comunicação e expressão

por anrsanto publicado 13/07/2017 16h00, última modificação 14/07/2017 11h22
Com aulas de teatro, alunos desenvolvem habilidades de comunicação e expressão

O ator brasileiro Lell Trevisan disse, em certa ocasião, que “o teatro é um oráculo onde o ser humano pode encontrar respostas para a sua vida e se redescobrir sempre”. Por sua importância na formação acadêmica e humana, no Colégio Piracicabano, o teatro é uma disciplina presente na grade curricular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1. “O teatro está dentro da grade códigos e linguagens que compõe as habilidades em comunicação e expressão, muito importantes na formação dos nossos alunos e alunas”, destaca a professora Fátima Suzegan Rosa, coordenadora pedagógica do período integral da instituição.

Segundo ela, a disciplina promove o desenvolvimento de diversas habilidades como o relacionamento com o grupo; a ampliação do repertório de comunicação oral; o desenvolvimento da imaginação, da observação e da percepção para criação de situação dramática; a elaboração de esquetes, possibilitando a experiência da representação teatral; e a participação na elaboração de um espetáculo teatral.

O ator e diretor Márcio Abegão, titular da disciplina no Colégio Piracicabano, fala sobre a dinâmica das aulas, que são realizadas em uma sala ampla e sem mobiliário. Abegão diz que nas aulas de teatro são utilizados muitos jogos, dinâmicas e brincadeiras. “É o meio que utilizo para buscar vários objetivos, como concentração, agilidade, trabalho em equipe, liderança, entre outros”, destaca.

Abegão afirma também que várias habilidades necessárias ao teatro são trabalhadas de forma espontânea com os alunos para o seu desenvolvimento. “Acredito que essas habilidades serão úteis na vida dos alunos, além de contribuírem com as demais disciplinas”, enfatiza. Segundo ele, saber trabalhar em equipe, dialogar, resolver conflitos, e tudo isso de maneira espontânea, ajuda no crescimento e confiança para enfrentar desafios que a vida propõe”.

As aulas de teatro acontecem uma vez por semana e, segundo a professora Fátima, a avaliação acompanha o sistema adotado pelo colégio, na sua dimensão do conhecimento e da contribuição para o coletivo.

Texto: Assessoria de Comunicação
Edição: Celiana Perina