Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de teatro ajudam a desenvolver habilidades importantes

Aulas de teatro ajudam a desenvolver habilidades importantes

por Colégio Piracicabano — publicado 24/11/2015 15h34, última modificação 05/02/2016 11h16
Aulas de teatro ajudam a desenvolver habilidades importantes
Aprender a improvisar e ser responsável. Estas foram as ´lições´ obtidas com as aulas de teatro elencadas pela aluna do 8° ano B do Colégio Piracicabano, Raissa Buschini Prado, 13. Há seis anos ela participa da atividade extracurricular dentro da escola. “Comecei porque a minha irmã mais velha fazia aula de teatro no Colégio Piracicabano. Quando ela apresentou sua primeira peça, eu me apaixonei e resolvi fazer teatro também. Além disso, eu era bem tímida e o teatro me ajudaria a perder essa timidez”, diz Raissa, que hoje conta que, com o teatro, não tem vergonha para falar em público.

As aulas de teatro no Piracicabano acontecem durante todo o ano letivo. São encontros semanais, com duração de duas horas, com um grupo de, no máximo, 25 estudantes. “São jogos, dinâmicas e brincadeiras voltadas para a integração, desinibição, concentração, atenção, foco, prontidão, improviso, sensibilização, entre outros, o que faz com que esses alunos estejam aptos a participar de uma encenação final”, explica o professor de teatro, Márcio Abegão.

Abegão trabalha com teatro de grupo desde 1993 e ministra oficinas. O professor de teatro do Piracicabano tem formação de arte-educador pelo Instituto Brincante, de São Paulo, e é pós-graduado em pedagogia do teatro pela Uniso (Universidade de Sorocaba).

“Acredito que o que mais atrai os alunos são as brincadeiras e jogos, ou seja, o sentido lúdico com que é trabalhado o teatro. As experiências que eles vivenciam passam por integração, trabalho em equipe, concentração e respeito as diferenças, até chegar ao momento de entrar em contato com o texto teatral, participar de ensaios, improvisar e criar cenas, além da própria representação teatral”, explica o professor.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes