Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de música ensinam, divertem e aprimoram habilidades dos estudantes

Aulas de música ensinam, divertem e aprimoram habilidades dos estudantes

por anrsanto publicado 17/10/2019 05h00, última modificação 17/10/2019 23h29
Aulas de música ensinam, divertem e aprimoram habilidades dos estudantes

Coordenação motora, concentração, sensibilização, senso crítico, disciplina e o coletivo estão dentre as habilidades incentivadas e aprimoradas com os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental 1, por meio das aulas de música. “O objetivo das aulas de música é desenvolver a linguagem musical e consequentemente acabamos desenvolvendo várias competências e habilidades que são bastante importantes” destaca o professor da disciplina, Lucas Bueno Dias.

As aulas ocorrem uma vez por semana e por meio das atividades, os alunos aprendem a tocar instrumentos como flauta doce, percussão (convencional), instrumentos confeccionados com sucata e/ou materiais alternativos, percussão corporal e com objetos, dentre outros, e e se divertem com brincadeiras musicais.

“O que eu mais gosto na aula é quando nos ouvimos uma música de um compositor famoso e mudamos a letra para fazermos o som com os canos”, contou a aluna do quinto ano do ensino fundamental 1, Maria Vitoria da Costa Araújo sobre a atividade favorita da aula.

Por meio das aulas, os estudantes também têm a oportunidade de conhecer e apreciar mais sobre a obra e a história de grandes compositores da música erudita: como Mozart, Beethoven, Schumann, Haydn, Bach, Edvard Grieg e Tchaikovsky, e da música popular brasileira como Villa Lobos, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga e Chiquinha Gonzaga.

“Gosto muito das músicas que são cantadas, de tocar os instrumentos, principalmente a flauta, pretendo aprender a tocar violino também”, afirmou a aluna do 1º ano do ensino fundamental, Júlia Cruz.

LÚDICO – As aulas ocorrem na sala de música do Colégio e também na sala multimídia ou no pátio, de maneira descontraída para que os alunos se divirtam aprendendo sobre os temas abordados.

Na sala de música, Lucas trabalha as habilidades de maneiras específicas, para que os alunos desenvolvam a concentração, incentivada de modo que cada um saiba a sua hora de tocar ou cantar. Essa ação auxilia também para que cada aluno se concentre para entender a música, destaca o professor.

Já a coordenação motora é desenvolvida por meio de atividades como tocar os instrumentos corretamente, seguir o ritmo e assimilar diversos elementos por meio do movimento. Lucas conta que a questão coletiva também é trabalhada, para que cada aluno saiba e respeite a vez do outro, além de enxergar a própria importância no processo de construção da prática musical. “Assim, temos uma aula agradável e com muita ludicidade”, destaca ele.

Ùltima atualização:17/10/2019