Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de ensino religioso incentivam e fortalecem valores

Aulas de ensino religioso incentivam e fortalecem valores

por anrsanto publicado 23/10/2019 05h00, última modificação 23/10/2019 20h35
Aulas de ensino religioso incentivam e fortalecem valores

Estudantes de todas as etapas de ensino do Colégio participam das aulas de ensino religioso, desde a educação infantil ao ensino médio, com uma aula por semana.  “Por sermos uma escola confessional, o ensino religioso faz parte de nossa grade curricular, e é de suma importância como instrumento de aprendizagem da ética, cidadania e moral, através dos princípios do reino de Deus. Toda ação educativa se baseia numa filosofia, isto é, numa visão a respeito do mundo e das pessoas. O objetivo das nossas aulas é contribuir para a formação integral do ser humano e sua relação com o outro e o mundo criado por Deus”, destaca Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e pastora.

As aulas abordam temas do cotidiano dos alunos, enfocam o amor e respeito, além de ser espaço para debates e reflexões sobre: ética, justiça, direito, empatia, respeito e sobre se colocar no lugar do outro. “A partir do momento em que a criança aprende sobre o amor, sobre os valores e a maneira de respeitar o próximo, cremos que ela vai ser um adulto abençoado”, afirma a professora Dulcinéia Ribeiro Guevara.

As atividades de ensino religioso contam com oração, momento de louvores e músicas relacionadas ao tema a ser mencionado nas aulas, além da leitura de versículo referente ao tema. “Certa vez, um aluno me abordou dizendo que o mais importante não era sair da escola craque em várias matérias, mas sim uma pessoa melhor e mais sábia nas decisões que teria que tomar durante a vida. Logo percebi que ele estava tentando fazer uma graça diante dos amigos, mas pensando nesta fala, mesmo que em tom de brincadeira, acreditamos que podemos colaborar para que os alunos sejam instruídos com bons princípios e valores que poderão fazer a diferença em um futuro ambiente familiar e no ambiente de trabalho. Para algo mais prático durante a formação, podemos pensar nas contribuições que podemos dar aos alunos fazendo com que nossas aulas sejam espaço de compartilhamento, reflexão e amadurecimento”, pontua  contou Everton R. Souza, professor de ensino religioso do ensino médio e pastor da Igreja Metodista.

AULAS - “A aula me ajuda a perceber que não posso tratar ninguém mal, que tenho que compartilhar e ter paciência”, contou a aluna do 2º ano do ensino fundamental 1, Sofia Domingues Layolla. Já o aluno Gabriel Scapim Sgragneiro, também do 2º ano, afirma que gosta de tudo nas aulas, mas prefere a maneira com que são passadas as lições.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: acervo Colégio Piracicabano