Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de ensino religioso estimulam valores e práticas para a cidadania

Aulas de ensino religioso estimulam valores e práticas para a cidadania

por anrsanto publicado 13/08/2018 13h00, última modificação 13/08/2018 14h25
Aulas de ensino religioso estimulam valores e práticas para a cidadania

Oferecer ensino confessional, fundamentado em sólidos princípios cristãos, é um dos pilares do Colégio Piracicabano desde a sua fundação. Na escola, docentes e colaboradores trabalham para o desenvolvimento integral do aluno, unindo o ensino aos valores. Dentre as iniciativas que possibilitam incluir a confessionalidade no dia a dia dos estudantes estão as aulas de ensino religioso.

A pastora do Colégio, Márcia Célia Pereira, conta que existe o acompanhamento da Pastoral Escolar juntamente com os professores. “Caminhamos juntos com professores e professoras de ensino religioso na elaboração do currículo e do conteúdo que orienta os docentes. Todo o nosso material, elaborado com o conhecimento do que rege a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem abertura para conhecer outros pensamentos religiosos, mas a nossa ênfase está nos valores do Reino de Deus”.

Ela destaca que esses valores são estimulados por meio das aulas. “As virtudes e valores são trabalhados dentro do Colégio de forma prática, com ações que são frutos do amor e de cuidado para com toda a criação de Deus. Além disso, também buscamos demonstrar que a solidariedade é mais do que dar algo, é doar de si mesmo. Essa é uma das marcas de nossa confessionalidade”, aponta Márcia.

A pastora acrescenta, ainda, que estudar em um colégio confessional agrega na formação integral, pois há o incentivo na prática em boas ações e, também, o preparo dos estudantes como cidadãos, que estimula o aluno a fazer a diferença na sociedade.

REFLEXÃO – Hugo Gonçalves De Freitas, professor de ensino religioso do ensino fundamental 2 e ensino médio, destaca que os princípios e valores trabalhados durante as aulas trazem distintos benefícios ao crescimento dos alunos. “Vivemos tempos onde são cada vez mais raros momentos de reflexão sobre quem somos e qual é a nossa importância enquanto indivíduos em sociedade. Enfrentamos diversas causas de isolamento e individualismo onde, muitas vezes, nem mesmo a família tem conseguido dialogar sobre valores que combatam estes males. Assim, a importância do ensino religioso se dá justamente nesta dimensão, pois podemos pensar em temas como justiça, verdade, fraternidade, perdão, arrependimento, reconciliação, solidariedade, amor, respeito, fidelidade, entre outros temas tão importantes para nossa vida”, afirma o professor.

Os resultados sobre a importância de trabalhar o ensino religioso também são mencionados pela professora Dulcineia Ribeiro Guevara, que ministra as aulas aos estudantes da educação infantil. “Os valores são trabalhados em sala de aula, e a partir deles, os alunos aprendem e são incentivados a amar e respeitar o próximo”, diz.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues