Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula de química transforma alunos em peritos

Aula de química transforma alunos em peritos

por Colégio Piracicabano — publicado 28/12/2015 14h04, última modificação 05/02/2016 11h16
Aula de química transforma alunos em peritos
Alunos do ensino médio se transformaram em "peritos criminais" durante aulas práticas da disciplina de química no Colégio Piracicabano. O estudo diferenciado conquistou os estudantes, que atuaram desvendando uma cena fictícia – no formato de séries norte-americanas, como CSI Investigação Criminal. Promovida pelo professor Cleiton dos Santos Mattos, foi possível estudar diversos conteúdos: oxirredução, ácidos e bases, composição química, solubilidade, densidade, tensão superficial, sublimação, ligações interatômicas e intermoleculares e reações de complexação.

Rebeca Zilli, 16, aluna do 2o ano B, avalia como excelentes as aulas práticas por proporcionar a aplicação de conteúdos didáticos num cotidiano. “Isso aprimora nossa compreensão, pois pudemos entender um pouco mais como a química está envolvida na solução de crimes e afins.”

Para Rebeca, a cena simulada do crime chamou atenção dos estudantes quanto sua elaboração. “Coletamos provas e as examinamos para chegar ao real autor do crime. Além disso, teve destaque o fato do nome dos suspeitos e, inclusive, o da vítima estar relacionados a elementos da tabela periódica. De forma geral foi muito interessante poder colocar em prática conceitos vistos anteriormente de forma a relacionar a química com situações reais”, finaliza a estudante do Piracicabano.

Texto:
Fotos: Fábio Mendes