Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Amizade é assunto sério

Amizade é assunto sério

por Colégio Piracicabano — publicado 06/02/2013 14h50, última modificação 05/02/2016 11h16
Amizade é assunto sério
No próximo dia 14 de fevereiro, é celebrado o dia da amizade. A socialização é a base do desenvolvimento humano e o fato de ter amigos contribui para elevar a autoestima, reduzindo a ansiedade e quadros depressivos. As relações de amizade fortalecem os laços afetivos e é determinante na formação de valores e desenvolvimento da identidade. Para muitos, o início das amizades fora do ambiente familiar acontece na escola, principal local de encontro entre pessoas da mesma idade, observa a orientadora educacional do fundamental 2 e do ensino médio do Colégio Piracicabano, Lúcia Cristina Piacentini Gomes da Silva.

A professora de ensino religioso do Piracicabano, Samantha Gris da Silva Pereira, lembra que o tempo de permanência na escola é um fator relevante na formação dos círculos de amizade. "Quando o colégio possibilita uma participação efetiva do aluno em atividade extraclasse e em projetos de cunho artístico e social, possibilitando a troca de experiências e a união de talentos, capacidades e dons em prol de objetivos comuns, o fortalecimento desses laços de amizade são consequências mais do que naturais", afirma Samantha em relação à promoção da amizade dentro da instituição de ensino.

E o amigo virtual? - O amigo virtual deve ser mais uma possibilidade de relacionamento, acrescenta Lúcia. Entretanto, o amigo virtual pode tornar-se negativo quando passa a ser a única fonte de amizade, pois existe a necessidade de relacionamentos reais.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes