Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos visitam as tradicionais cavernas do Petar

Alunos visitam as tradicionais cavernas do Petar

por Colégio Piracicabano — publicado 27/06/2014 10h47, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos visitam as tradicionais cavernas do Petar

A tradicional viagem de estudos interdisciplinares às cavernas do Petar (Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira), em Apiaí e Iporanga (SP), teve a participação de 30 alunos do Colégio Piracicabano, acompanhados por três docentes das disciplinas de história, geografia e biologia, além da orientadora educacional.

Participaram desta atividade estudantes do 1º ano do ensino médio sob o lema: da Natureza Nada se Tira a não ser Fotos. Nada se Leva, a não ser Lembranças. Nada se Deixa, a não ser Pegadas".

O parque celebra 56 anos de preservação ambiental e oferece programas como as visitas ao Sítio Arapongas, Núcleo Santana (cavernas Santana, Morro Preto e Couto), Núcleo Ouro Grosso (caverna Alambarí), boia-cross e momentos de história oral com moradores.

Nesta atividade, os alunos ganharam em conhecimento prático sobre assuntos como geografia, geologia, recursos minerais, relevo, relações humanas, biologia, clima, fauna e vegetação, conforme conta a orientadora educacional do Pira, Lúcia Cristina Piacentini Gomes da Silva. "Esta viagem é realizada pelo colégio há, aproximadamente, 20 anos devido sua importância e riqueza de experiências", informa Lúcia.

OPINIÃO

Para a aluna Julia Alves Ramos, 15, do 1ºA, a ida ao Petar foi a melhor viagem que fez com o colégio. "Aprendi, na prática, o que o professor ensina em sala de aula, como sobre as cavernas. Gostei de vivenciar dias sem tecnologia e estar unida com a turma. A viagem nos mostrou que temos muita coisa em termos de conforto e tecnologia, para as quais não damos muito valor no dia a dia, e que é possível viver feliz sem elas", diz a estudante.

Integraram o grupo do Pira para a viagem a professora Thaís Gonsales (história), professor Mario Zenero (geografia), Prof. Erik Contarini (biologia) e Lúcia Cristina (orientadora educacional).

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes