Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos se fantasiam para arrecadar fundos para a formatura

Alunos se fantasiam para arrecadar fundos para a formatura

por Colégio Piracicabano — publicado 09/08/2012 14h31, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos se fantasiam para arrecadar fundos para a formatura

É tradicional, mas ainda causa bastante furor entre os alunos formandos do Colégio Piracicabano: o trote como atividade cultural e de interação entre os alunos. Há 15 anos, uma vez por semestre, as aulas do ensino fundamental 1 e ensino médio param para que os estudantes do último ano cumpram uma prova recreativa acertada entre a comissão de formatura e o grupo de estudantes, sob orientação da coordenação pedagógica.

Personagens foi a última proposta estabelecida, encerrando o primeiro semestre letivo. "Dessa vez, eles trouxeram fantasias como Branca de Neve e alguns se vestiram de cantores famosos. É um momento gostoso, de festa", conta a professora de português do ensino médio, Suzane Alaíde Lindoso da Silva.

O Máscara, Incrível Hulk e as Princesas também marcaram a atividade que tem como proposta estabelecer discussões entre os alunos e a coordenação pedagógica acerca de regras, ressalta a orientadora educacional do colégio, Lucia Cristina Piacentini Gomes da Silva. "É um trabalho delicado, realizado com os alunos e envolvendo algumas reflexões. Precisamos lembrá-los de limites como a roupa diferente que não pode atrapalhar a aula dos demais, o bom-senso na escolha do vestuário e tema do trote", diz a professora.

Pelo lado dos estudantes, a finalidade desse trote também é a de arrecadar dinheiro para a formatura por meio de um valor pré-acertado a ser pago pelos que não cumprirem a prova. A orientadora Lucia acrescenta que o trote propicia o desenvolvimento da autonomia e espírito democrático dos alunos. "Na escolha do tema são realizadas discussões nas classes e votação, tudo com a organização dos próprios alunos. Os estudantes escolhem o tema e compartilham com a orientação educacional que, por sua vez, discute com eles a viabilidade da ideia tendo em vista do projeto da escola, seus valores e a sua função educacional."

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Smart Formaturas