Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos realizam teste de proficiência em inglês

Alunos realizam teste de proficiência em inglês

por anrsanto publicado 04/09/2017 05h00, última modificação 06/09/2017 09h06
Alunos realizam teste de proficiência em inglês

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental 1, alunos do 7º e do 9º ano do ensino fundamental 2 e do 2º ano do ensino médio começam o mês de setembro testando os conhecimentos adquiridos em língua inglesa no Colégio Piracicabano, instituição de ensino bilíngue há mais de dez anos. O Toefl (Test of English as a Foreign Language) será aplicado entre os dias 1º e 5 deste mês para aproximadamente 300 alunos.

Segundo a professora de inglês e assessora dos alunos internacionais do Colégio, Marcia Eliandra Godoi Bottene, o objetivo da instituição é proporcionar ao aluno uma certificação internacional do nível de proficiência na língua inglesa. “Isso auxilia no acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante nas suas diferentes etapas do teste, bem como o ensino bilíngue do Colégio como um todo. É um parâmetro de qualidade e dos avanços em relação aos objetivos de conhecimento propostos para cada segmento de ensino”, afirma.

De acordo com o cronograma, para os estudantes de 9º ano do fundamental 2 e 2º ano do ensino médio, o teste é o Toefl Junior. Já os estudantes do 7º ano farão o Toefl Primary Step 2, enquanto que os estudantes do 5º ano do fundamental farão o Toefl Primary Step 1. “Além dos exames mencionados, este ano teremos quatro estudantes fazendo o teste IPT (direcionado a pessoas com mais de 17 anos), pois já gabaritaram o Toefl Junior há dois anos”, destaca Márcia. As aplicações acontecem nos horários regulares das aulas. Todos os testes são de múltipla escolha e envolvem questões para leitura e interpretação, além de interpretação auditiva.

A professora Márcia faz as recomendações para quem vai passar pelo teste: “Para qualquer avaliação, é importante manter a calma, estar descansado e concentrado, pois como diferentes habilidades linguísticas são avaliadas (interpretação de texto em áudio; uso de vocabulário; gramática e interpretação de imagens e texto), atenção e concentração auxiliam muito para apresentar bom desempenho nas provas”.

A Self Idiomas de Piracicaba, centro distribuidor dos certificados do Toefl para 57 cidades da região, é a instituição que fornece os testes para o Colégio Piracicabano. “Além disso, a Self realiza a supervisão externa da aplicação das provas que, depois de feitas, são lacradas e enviadas para o nosso centro de correção, que fica em Osasco”, conta Daniela Boaretto, diretora da Self.

Segundo ela, a correção é feita em até 15 dias e os certificados serão enviados ao colégio no prazo de um mês.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Coordenação: Celiana Perina