Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos participam de workshop sobre cultura japonesa

Alunos participam de workshop sobre cultura japonesa

por Colégio Piracicabano — publicado 30/10/2012 12h48, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos participam de workshop sobre cultura japonesa

Imagine ir à escola às 7h e só voltar para casa às 23h. A vida dos estudantes japoneses é assim, conta o aluno do 3º B do ensino médio, Fillipe Daniel Dias, um dos participantes do workshop sobre a cultura japonesa. Promovidas pelo Colégio Piracicabano neste mês de outubro, as aulas abordaram o dia a dia dos jovens japoneses na escola, além de temas como jogos, origami e sumô. Para encerrar a programação, os estudantes colocam a mão na massa, nesta quarta-feira, dia 31, em uma aula de culinária.

Impressionou muito o fato de os alunos passarem o dia todo na escola. Eles tomam até o café da manhã lá porque ou moram bem próximos à escola ou têm um transporte muito rápido perto de suas casas. Até às 15h, eles estudam e depois deste horário, entram os esportes. A rotina é rigorosa", conclui o estudante. Fillipe destaca que o contato com a cultura japonesa começou já entre seus familiares. "Minha família gosta muito da cultura japonesa, da culinária ao Mahikari." Para ele, a língua e os costumes do Japão são bastante interessantes. "Sei que para a vida, conhecimento nunca é demais", afirma ele.

O workshop foi ministrado pelo japonês Kaaku Kirk Ikeda (foto), aluno do curso de economia da Nagasaki Wesleyan University e participante de intercâmbio cultural com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de imagem e Fábio Mendes