Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos participam de intercâmbio com professora da Universidad Madero

Alunos participam de intercâmbio com professora da Universidad Madero

por Colégio Piracicabano — publicado 07/10/2014 14h50, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos participam de intercâmbio com professora da Universidad Madero

Alunos e docentes do Colégio Piracicabano participaram de estudos da língua espanhola com a presença da mexicana Jacqueline Guadarrama, da Universidad Madero (México). Participante do intercâmbio cultural entre colégio e universidade, Jacqueline esteve até o fim de agosto para ministrar dois cursos intensivos do seu idioma natal para alunos do ensino fundamental 2 e médio e para docentes da escola.

Ao grupo de alunos foi destinado o curso Un Viaje por México - Conociendo La Gramática Española de Viaje y Probando La Comida Mexicana, com carga total de 10 horas e 30 minutos. Para os professores o curso ministrado foi o Metodología para el Uso de Videos y Poemas en La Enseñanza de Español como Lengua Extranjera, com duração total de 13 horas e 30 minutos.

A participação dos alunos foi optativa e o número de vagas limitadas para o curso.  "A presença da professora Jacqueline foi uma oportunidade de conhecer melhor a cultura mexicana, melhorar os conhecimentos em espanhol por meio da prática escrita, falada e ouvida do idioma, e, também, o desenvolvimento como humano, em relação ao respeito ao outro, o que vem de encontro com a proposta do Colégio Piracicabano de formar cidadãos para o mundo", conta a agente de intercâmbio do Pira, Patrícia Farias.

Já para as professoras de espanhol do colégio, o curso contribuiu com a especialização e aperfeiçoamento da metodologia de ensino da língua. "A professora Jacqueline apresenta não apenas técnicas de trabalho com determinados assuntos, mas, também, presenteou o colégio com materiais que estarão à disposição das professoras e dos alunos, para uso particular e em sala de aula", informa a agente Patrícia.

EXPERIÊNCIA

A estudante Laura Setten, 13, do 8º ano A, participou do curso e conta que curtiu o período em sala de aula. "A professora Jacqueline é muito divertida e, durante as aulas conhecemos a cultura, as comidas e os lugares do México. Também aprendi sobre como pedir informações, comprar passagem e fazer um pedido em um restaurante", diz Laura.

Após a estada no Piracicabano, a professora Jacqueline diz que, para falar sobre sua experiência no Brasil, é pertinente lembrar os motivos que a levaram a aceitar o intercâmbio. "Estes foram tanto pessoais como profissionais, mas, sobretudo surgem do desejo de compartilhar experiências e, ao mesmo tempo ser útil, nas atividades que me foram requeridas."

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens