Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos ensinam colegas em projeto de monitoria

Alunos ensinam colegas em projeto de monitoria

por Colégio Piracicabano — publicado 14/05/2013 08h25, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos ensinam colegas em projeto de monitoria
O Colégio Piracicabano implantou, em março, o projeto monitoria bilíngue. Com uma proposta diferenciada, alunos ensinam outros colegas de escola a aprenderem a língua inglesa. Diferente das aulas de reforço comuns no ensino fundamental 1 e do formato tradicional do apoio em outros colégios, a monitoria visa dar assistência individualizada e que atenda as necessidades e dificuldades pontuais dos alunos do Piracicabano.

"O projeto de monitoria busca dar maior visibilidade aos alunos com maior proficiência na língua estrangeira e, dessa forma, buscamos oferecer suporte aos alunos novos e com maior dificuldade. Assim, surgiu outra forma de aprender: aluno ensinando aluno. Uma vez que eles ´falam a mesma língua´, esta se colocou com uma ferramenta de ensino", conta Pedro Euzébio Brandão (foto), professor de língua inglesa e environment e orientador do projeto, responsável pela assistência e instruções aos monitores e checagem de todo processo.

A proposta de monitoria valoriza alunos com maior conhecimento em inglês, proporcionando a prática do idioma e, também, a oportunidade de melhorar as habilidades interpessoais, convergindo para uma experiência que se refletirá no futuro profissional de cada um. O projeto já conta com 14 alunos monitores, que disponibilizam seus horários fora do período dos seus estudos regulares.

Agenda - A monitoria está disponível para todos os alunos dos ensinos fundamental 2 e médio, podendo ser indicados pelos professores das disciplinas bilíngues ou que, perante suas dificuldades, agendem por conta própria os horários junto aos professores. Após cada atendimento, os monitores preenchem um feedback, a ser encaminhado ao professor da disciplina. Os monitores e o professor orientador têm encontros quinzenais para discussões das práticas e instruções de procedimentos. Para o projeto, os monitores têm à disposição livros de pesquisa a fim de acompanhar o que os alunos estão estudando.

Breno Lazarine Tonelli, 10, aluno do 6º ano do ensino fundamental 2, participou da monitoria e afirma ter resolvido muitas dúvidas e que a experiência de aprendizado com outro aluno foi positiva. Sua madrasta, Ana Paula, confirma que as notas foram recuperadas. O aluno Vinicius Sacaro Perin, 15, estudante do 1º ano do ensino médio, participa do projeto como monitor e também aprova a iniciativa. "Entrei para para ajudar as pessoas e me ajudar a relembrar conteúdos que passaram. Também aprendi a explicar esses assuntos. Com certeza é uma grande oportunidade para o meu currículo, além de ser muito legal dar essas aulas", afirma o estudante.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes