Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e amigos: parcerias que aprimoram habilidades e favorecem o desempenho escolar

por anrsanto publicado 19/02/2020 05h00, última modificação 19/02/2020 15h50

Além de ambiente de conhecimento e estudo, o Colégio Piracicabano também é cenário para muitas histórias de amizade, que nasceram no ambiente escolar e permanecem por muitos anos; e, para alguns, por toda a vida. As estudantes Giovana Alves, Rafaela Netti e Deborah Gris que o digam. Elas são as protagonistas de uma dessas histórias, que já completou aproximadamente 13 anos.

A amizade delas teve início com Giovana, que já era aluna do Colégio e amiga de Deborah e de Rafaela. Quando as duas últimas também se matricularam no Piracicabano, o trio se formou e a união surgida na educação infantil, se fortaleceu cada vez mais e é mantida até hoje, em que cursam o 2º ano do ensino médio.

LEMBRANÇAS – A lembrança mais antiga que as estudantes recordam é a de brincarem com areia no parquinho do Colégio, além de terem participado juntas de aulas de jazz e balé. Em 2019, elas também estiveram na viagem escolar ao Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), em que permaneceram no mesmo quarto, precisaram entender as necessidades de cada uma, e aprenderam a conviver além do ambiente escolar.

HABILIDADES SOCIAIS – A orientadora educacional do ensino fundamental 2 e ensino médio, a profª Lúcia Gomes da Silva, destaca que a amizade como a das alunas, auxilia no desenvolvimento das habilidades sociais que favorecem o desempenho acadêmico. “Fazer novos amigos e aumentar os relacionamentos também é muito importante, pois amplia as possibilidades de conhecimento de outros modos de pensar, de viver e de relacionar”, afirma Lúcia.

Ela também orienta que é necessário respeitar as diferenças e entender que nem todas as pessoas são iguais, detalhe que deve aproximar e não afastar. “Amigos e amigas precisam saber ouvir, estar ao lado nas alegrias, dificuldades e saber perdoar”, afirma a orientadora.

Se depender das estudantes, a amizade ainda vai durar muito, mesmo com os diferentes planos de cada uma em relação ao futuro. Para elas, um dos segredos para a amizade durar todo esse tempo é a conversa e a disposição para resolver os problemas. “Amizade é estar junto e lidar com as diferenças”, pontua Rafaela.

Texto: Carolina Piazentin
Foto: acervo pessoal