Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos 9ºs tiveram a língua portuguesa como um dos destaques

Alunos dos 9ºs tiveram a língua portuguesa como um dos destaques

por Colégio Piracicabano — publicado 29/12/2014 14h43, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos dos 9ºs tiveram a língua portuguesa como um dos destaques
A língua portuguesa foi o ponto alto, em 2014, para os alunos do último ano do ensino fundamental 2. As atividades pedagógicas incluíram redação e edição de um livro de contos e visita ao Museu da Língua Portuguesa.

Elcy Pecorari, da disciplina de português, conta que o livro é uma obra coletiva dos alunos dos 9ºs anos. “São 54 contos reunidos em uma obra que, em 2014, recebeu o título de Nem Te Conto. Esta prática visa transformar as aulas de produção de texto em uma prática real, vivenciar a experiência de escrever para leitores reais, transmitir uma mensagem”, conta a professora do Pira.

Nem Te Conto tem exemplares disponíveis para consulta no Colégio e pode ser encomendado também. Algumas das inspirações para o livro de contos podem ter surgido durante a visita dos alunos à capital paulista, em meados de agosto. O tour pedagógico incluiu passagem pelo Centro histórico de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Mercado Municipal, Galeria do Rock. Eles também puderam assistir ao espetáculo internacional La Veritá, no Teatro Bradesco.

A coordenadora pedagógica dos ensinos fundamental 2 e médio e atualmente diretora do colégio, Joselene Rodrigues Henriques, destacou que a visita a São Paulo conseguiu contemplar diversas vertentes de aprendizado.

“A oportunidade é ampla e vai desde a relação aluno-aluno, a aluno-professor e interação entre níveis de ensino, relações estas que podem ser estabelecidas e fortalecidas. Também há o aprendizado que cada um dos locais nos proporciona, como conhecer um pouco da história da língua portuguesa, descobrindo as raízes que até hoje nos influenciam”, ressalta Joselene.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens