Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos 7ºs produzem maquetes e poemas sobre a Idade Média

Alunos dos 7ºs produzem maquetes e poemas sobre a Idade Média

por Colégio Piracicabano — publicado 29/05/2015 09h05, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos dos 7ºs produzem maquetes e poemas sobre a Idade Média
A Idade Média foi tema para exposição de maquetes e recitação de poemas autorais em trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos 7ºs anos do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano. As maquetes retrataram feudos e os poemas foram escritos com inspiração na literatura medieval. Para contextualizar a época estudada também houve contação de histórias dos clássicos Rei Arthur e Tristão e Isolda.  As atividades foram avaliadas e orientadas pelas disciplinas de língua portuguesa e história.

Os estudantes, na faixa etária dos 12 aos 13 anos, executaram seus projetos para apresentação realizada no início de abril. “Estas atividades têm como objetivo propiciar aproximação maior do contexto histórico do conteúdo desenvolvido ao longo do primeiro trimestre. Como muitas das características da sociedade medieval eram bastante diversas de nosso cotidiano, esse tipo de atividade favorece o questionamento e a pesquisa de detalhes que possivelmente passariam despercebidos em aulas somente expositivas”, destacam os professores Thais Gonsales Soares (história) e Thiago José Bot Bonfim (língua portuguesa).

A atividade é tradicional na grade para o nível de ensino e a exposição é aberta aos pais dos alunos dos 7º anos, além disso, conta com visitas dos estudantes dos 5ºs anos. “O maior desafio dos expositores é explicar aos colegas o contexto e o significado de cada detalhe disposto nas maquetes, que faz com que eles se dediquem bastante ao estudo do conteúdo”, afirmam os professores.

TROCA

Nesta troca de experiências entre classes, os alunos dos 7ºs anos se preparam para a atividade já no período do 5º ano. Conforme Thais e Bonfim, as elaborações das maquetes e dos poemas levaram cerca de dois meses, entre a entrega do roteiro de orientações e a exposição final, e as atividades foram desenvolvidas em grupos na sala de aula e individualmente em casa.

O planejamento do estudo visa a interdisciplinaridade, a promoção do conhecimento histórico, produções escritas e do gênero poema, todos conteúdos integrantes da grade curricular dos 7ºs anos. A proposta do recital também é uma ferramenta para desenvolver a habilidade oral e fruição poética.

“Para os alunos, além de uma aproximação maior com o contexto histórico e linguístico do conteúdo desenvolvido ao longo do primeiro trimestre, espera-se ainda que a realização dessas atividades em grupo seja desafiadora, possibilitando a eles comparar, classificar, formular e reformular conceitos, de modo participativo e sempre dialogado, desenvolvendo a cooperação”, ressaltam os professores que desenvolveram a atividade.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Colégio Piracicabano