Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos 7ºs anos do fundamental visitam fazenda de café

Alunos dos 7ºs anos do fundamental visitam fazenda de café

por Colégio Piracicabano — publicado 26/08/2014 12h20, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos dos 7ºs anos do fundamental visitam fazenda de café
Um projeto de estudo, elaborado a partir das aulas de geografia e história, levou os alunos dos 7ºs anos do ensino fundamental à fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí (SP). A visita aconteceu no último dia 8 e foi acompanhada pelas professoras Thaís Gonsales Soares (história) e Maria Eliete Corrêa Barbosa (geografia).

Ligada ao setor cafeeiro no passado, o espaço foi desativado em 1980, mas ainda é cenário pedagógico pois remete ao importante período da história do Brasil.  Na fazenda, os estudantes puderam ouvir sobre a importância da economia cafeeira para o desenvolvimento do país e região; a vida dos escravos nas fazendas e o processo de abolição; identificar as causas da vinda dos imigrantes; visitar o Museu da Casa do Café; entender a importância do transporte ferroviário para a época. Também aconteceu um passeio de trem a vapor, conhecido por Maria Fumaça. Desde 1996, a atividade, chamada de Estudo de Meio, permite assimilação facilitada das atividades curriculares a partir da integração com o campo.

"Os alunos puderam se aproximar do contexto já estudado na disciplina de geografia e que será explorado ainda na disciplina de história", conta a professora Thais.

O estudante do 7ºA, Murilo Pessoa Marcelino, 12, foi à fazenda e conta que viu muitas curiosidades. "O que mais me impressionou foi o lugar onde os escravos viviam, um espaço grande, com teto baixo", diz Murilo.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação