Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos 4ºs e 5ºs fazem o Toefl pela 1ª vez

Alunos dos 4ºs e 5ºs fazem o Toefl pela 1ª vez

por Colégio Piracicabano — publicado 04/12/2014 14h55, última modificação 05/02/2016 11h16
 Alunos dos 4ºs e 5ºs fazem o Toefl pela 1ª vez
O Colégio Piracicabano aplicou, pela primeira vez, o Toefl Primary. A prova de proficiência para língua inglesa foi destinada aos alunos dos 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental 1.

A assessora bilíngue do Colégio, Nelly Diacov Braga, foi a responsável por acompanhar todo o processo, da proposta do exame e contato com as representantes da Self Languages até a aplicação e resultados.”Foram
avaliadas as habilidades das compreensões auditiva e de leitura e interpretação gramatical”, ressalta a assessora do Pira.

O objetivo principal da aplicação do Toefl foi a oportunidade do Colégio avaliar o processo do ensino bilíngue para o fundamental 1 e oferecer aos alunos parâmetros para aperfeiçoamento da segunda língua.

“Considerando que a partir do 4º ano o currículo bilíngue é intensificado
significativamente podemos observar que a aquisição da segunda língua entre os 4ºs e 5ºs anos apresenta uma nítida evolução”, conta Nelly.

RESULTADOS

Do total de alunos que fizeram o Toefl, 7% dos estudantes dos 5º anos gabaritaram o teste e a maioria ultrapassou a média de compreensão auditiva e de leitura. Os 4ºs anos, em sua maioria também, chegaram próximo da média nas duas habilidades avaliadas. A habilidade de compreensão auditiva destacou-se em todas as turmas, informa a assessora do Colégio Nelly.

“Com os dados em mãos, e ponderando o processo do ensino bilíngüe, aprimoraremos o nosso currículo em 2015 para que a habilidade de compreensão auditiva e a de escrita andem paralelamente e os alunos apresentem bons resultados em ambas”, diz Nelly.

Usando a medida Lexile de leitura, aplicada aos resultados contidos nos certificados dos alunos, o Colégio consegue orientar melhor quanto à experiências de leituras frutíferas. “Também estamos adequando o nosso acervo de livros em inglês para que os nossos alunos experimentem uma leitura adequada e prazerosa conforme a sua capacidade, incluindo a aquisição de novos títulos”, informa a assessora do Pira.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens