Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Piracicabano são destaque em distintas Olimpíadas de Matemática

Alunos do Piracicabano são destaque em distintas Olimpíadas de Matemática

por anrsanto publicado 03/07/2019 05h00, última modificação 04/07/2019 10h41
Alunos do Piracicabano são destaque em distintas Olimpíadas de Matemática

Os alunos do Colégio Piracicabano participaram e conquistaram excelente desempenho em distintas Olimpíadas de Matemática realizadas ao longo do primeiro semestre. Eles foram medalhistas de bronze e de honra ao mérito na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, e estão aprovados para a 2ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - Obmep 2019 e, também, para a 2ª fase da 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp - OMU.

Canguru –
Na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, competição anual internacional direcionada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental até aos estudantes da 3ª série do ensino médio, os alunos do Piracicabano conquistaram 4 medalhas de bronze e 3 medalhas de honra ao mérito. Os estudantes premiados com as medalhas de bronze foram: Miguel Mantellato O. Veiga, Nicolas Dimitri Carvalho, João Pedro Maia Shimada e Heloisa Amaral Paixão. Receberam as medalhas de honra ao mérito os estudantes: Clara de Vasconcellos Subtil, Fábio R. A. Frias Junior e Arthur Prado Bortoletto. Dessa competição, participaram 37 anos do Colégio Piracicabano. A iniciativa está dentre as principais competições internacionais de matemática do mundo e anualmente reúne mais de seis milhões de participantes em 75 países.

Obmep 2019 – Na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - Obmep 2019, 10 estudantes de distintas etapas de ensino do Piracicabano foram aprovados na 1ª fase e estão classificados para a 2ª etapa da competição nacional, que ocorre em setembro.

A Obmep, que é promovida desde 2005, é um projeto nacional voltado às escolas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Os estudantes do Piracicabano classificados para a 2ª fase são: Clara de Vasconcellos Subtil, do 7º ano; André Luís Tosatto Zaia, do 6º ano; João Pedro Leite da Silva Canetto, do 9º ano; Marcos Antônio Santana Cruz, do 8º ano; e do ensino médio: Tales Lindoso da Silva, do 2º EM; Vitor Hugo da Andrade Pereira, do 3º EM; Víctor Isamu Kuceki Otsuca, do 1º EM; Arthur Prado Bortoletto, do 2º EM; Miguel Amaral Paixão. do 3º EM; e Guilherme Augusto Lagreca Franco, do 1º EM.

“Foi um pouco difícil, mas legal, eu sabia resolver as perguntas, o conteúdo era mais voltado ao raciocínio. Eu estou animado, essa competição vai abrir portas no futuro”, conta o aluno João Pedro Leite da Silva Canetto, sobre a sua experiência de ter participando pela segunda vez da prova. Já o aluno Víctor Isamu Kuceki Otsuca que participou da competição pela primeira vez, conta que achou a prova difícil, mas está se sentindo muito feliz e animado por ter conseguido aprovação para a próxima etapa. “Acho que a 2ª fase será mais complicada e eu vou ter que estudar muito para conseguir passar. Estou animado, acho legal estar concorrendo com pessoas do segundo e terceiro ano também”, afirma Otsuca. “Me sinto feliz e nervoso ao mesmo tempo, pelo conteúdo ser um pouco mais difícil, mas eu espero ir bem, tirar uma nota melhor e vou me esforçar agora na segunda fase”, destaca o estudante André Luís Tosatto Zaia, que também participou da prova pela primeira vez.

OMU – Já na 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), os estudantes também alcançaram excelente desempenho. Estão aprovados para a 3ª fase dessa competição: Armando Pizzol Neto (9EFII); Marcos Antonio Santana Cruz (8EFII) e Tales Lindoso da Silva (2EM). A próxima prova será realizada no dia 25 de agosto.
Participaram dessa edição da OMU, aproximadamente 20 mil estudantes vindos de 107 municípios em 19 Estados, de acordo com as inscrições feitas pelos professores.

FOTO:
Na imagem da capa os alunos selecionados para a 2ª fase da 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp: Fabio Roberto Alcazar Frias Junior; Armando Pizzol Neto; Marcos Antonio Santana Cruz; Vitor Hugo De Andrade Pereira; Tales Lindoso Da Silva (2EM), acompanhados pelo prof. Erasmo Alves dos Santos.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: acervo Colégio Piracicabano