Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trabalhos de alunos são selecionados no Salãozinho de Humor

Trabalhos de alunos são selecionados no Salãozinho de Humor

por anrsanto publicado 15/09/2016 10h00, última modificação 15/09/2016 11h31
Trabalhos de alunos são selecionados no Salãozinho de Humor

Dezesseis alunos do Colégio Piracicabano tiveram seus trabalhos artísticos selecionados para o 14º Salãozinho de Humor (consulte abaixo a lista dos estudantes). A exposição ocorre simultaneamente ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Engenho Central, aberto à visitação gratuita até 8 de outubro.

O evento é um dos maiores do mundo no seu segmento e é aberto a participação de estudantes das redes pública e privada, com idade entre sete e 14 anos. A exposição apresenta desenhos inéditos e de autoria própria nas categorias cartum, charge, caricatura e histórias em quadrinhos.

O professor de arte do fundamental 1 do Piracicabano, Flávio Camargo, conta que introduziu a linguagem do humor nas aulas para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Segundo ele, com a história em quadrinhos, os estudantes aprenderam sobre os diálogos em balões, onomatopeias e enquadramentos, e, com a caricatura, a observação dos traços marcantes das pessoas. As etapas da produção foram o estudo a lápis e a repetição do trabalho com lápis de cor e caneta.

“A possibilidade da participação no Salãozinho estimula o aluno a dedicar-se e a exercer protagonismo na comunidade, que será de grande valia na vida estudantil e profissional futura da criança, principalmente das que conseguiram a seleção pelo júri. Parabéns a essas crianças e a todas que se empenharam”, afirma o professor Flávio.

Já os estudantes do ensino fundamental 2 iniciaram o conhecimento sobre a arte com humor, por meio de estudo da história do Salão Internacional e das categorias na linguagem. “Em aula de pesquisa sobre os temas da atualidade, do país e do mundo, foram desenvolvidas as ideias para elaboração dos trabalhos. Este trabalho foi fundamental para que eles pudessem descobrir quantos assuntos existem além dos temas tradicionalmente abordados pela mídia”, afirma o professor Rodrigo Gomes, que desenvolveu as técnicas de desenho e pintura (grafite, lápis de cor, giz de cera e canetas hidrográficas).

Confira a relação dos alunos selecionados:

- Ensino fundamental 1 – Categoria de sete a 10 anos:

Bianca Tremocoldi Tabai: 10 anos – 5º ano B
Helena Maranho Martins: 10 anos – 5º ano A
Luisa Tosatto Merce: 10 anos – 5º ano C
Victor Brunelli Martins de Barros: nove anos – 4º ano B

- Ensino fundamental 2 – Categoria 11 a 14 anos:

Amanda Amaral Malosá: 13 anos – 8º ano B
Gabriel A. M. de Oliveira: 14 anos – 8º ano B