Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Pira participaram da 16ª OBA

Alunos do Pira participaram da 16ª OBA

por Colégio Piracicabano — publicado 04/06/2013 07h54, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do Pira participaram da 16ª OBA
O interesse pelos planetas levou aproximadamente 100 alunos do Colégio Piracicabano a participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2013, promovidas em maio. A opção por representar o colégio no evento ocorreu por iniciativa de cada um dos alunos, já que a inscrição na olimpíada não é obrigatória. No ano passado, os estudantes do Pira conquistaram 13 medalhas na OBA e duas colocações na pré-seleção para a equipe brasileira de astronomia.

A OBA está em sua décima sexta edição e o Piracicabano esteve presente na competição pela décima quarta vez. A professora de biologia Analice Campos Alves Mourão conta que, nesse ano, uma das ações relacionadas à participação dos alunos incluiu um trabalho desenvolvido com os estudantes do ensino fundamental 2, com aplicação da prova, pela primeira vez, para o 6º ano. Ainda segundo Analice, o professor de física do Pira, Marcelo Cássio Liano, o Gammy, também aplica projetos extracurriculares na área para alunos do ensino médio.

O grande objetivo da olimpíada, destaca Analice, é o de estimular a pesquisa e despertar o interesse dos jovens pelos estudos acadêmicos. "Mais do que rever as disciplinas de física, química, matemática ou biologia, o aluno tem que estudar o assunto astronomia ´por fora´", conta a professora.

Danilo Barbosa da Silva Oliveira (foto), 16, do 3º A, já fez a prova cinco vezes e foi um dos pré-selecionados em 2012 para a equipe brasileira de astronomia. Tanto empenho e resultados conquistados são, para ele, fruto da curiosidade que desperta o assunto. A carta na manga de Oliveira é sempre acompanhar a programação de TV dos canais The History Channel e Discovery Channel. "Também, se você tiver boas notas em matemática, as chances de se sair melhor na prova aumentam", conta o estudante.

O aluno do 5º ano B, Tales Lindoso da Silva, de dez anos, participou pela primeira vez da OBA, e conta que curte astronomia. "O mais legal é conhecer os planetas. Também assisto programas sobre o tema", afirma ele.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens e Fábio Mendes