Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Pira participam de curso de astronomia

Alunos do Pira participam de curso de astronomia

por Colégio Piracicabano — publicado 12/03/2013 13h24, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do Pira participam de curso de astronomia
Astronomia é a ciência que incita um dos pensamentos mais inquietantes da história da humanidade. De onde viemos? Para onde vamos? É com esse foco que foi iniciado, no último dia 28, o primeiro encontro do curso de astronomia 2013 do Colégio Piracicabano.

O coordenador do projeto e professor de física Marcelo Cássio Liano, Gammy, destaca a inquietação que gera as discussões sobre a astronomia no sentido de despertar a vontade pela descoberta e o estudo sobre diferentes áreas disciplinares. "O curso desperta a curiosidade de pensar a ciência, a matemática, a química e a biologia, além de estimular os debates sobre o conceito de vida. Os aspectos da interdisciplinaridade e da oportunidade de aprendizado fora das salas também são positivos para a formação dos alunos", detalha ele.

A primeira edição do curso tem como público-alvo alunos do Piracicabano do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As atividades são realizadas quinzenalmente e seguem até novembro.

Os progressos contínuos na astronomia dentro do colégio, a exemplo do ocorrido no ano passado, quando os alunos Juliana Carvalho Fonseca e Danilo Barbosa da Silva Oliveira (foto), foram convidados para integrar a pré-seleção de formação da equipe brasileira de astronomia a fim de disputar as fases internacionais de olimpíadas entre países sobre astronomia e astrofísica, são indícios do avanço dos estudos na instituição culminando na criação de um curso próprio.

O mesmo aluno Oliveira, 16, hoje no 3º A, é um dos participantes do curso de astronomia e declara que "vai se aprofundar e ir às olimpíadas". Já Bárbara Bacellar Rodrigues de Godoy, 16, 2º B, também está no curso e conta que o universo das novas perguntas e novas informações estimulou a sua inscrição no curso.

Os estudantes participantes receberão material modulado preparado pelo professor Gammy e participarão de vídeoaulas com documentários específicos de grandes mídias internacionais, além de construção e saída para a utilização de luneta galeliana. A observação está prevista para ocorrer no campus Taquaral.Os alunos também farão duas viagens aos planetários de última geração, o primeiro em projeção LED e o segundo em digital-ótico no Brasil, enquanto a segunda visita será feita ao planetário do Parque Ibirapuera, na capital paulista.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens e Fábio Mendes