Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Pira gravam ´Roda Viva´, da Cultura

Alunos do Pira gravam ´Roda Viva´, da Cultura

por Colégio Piracicabano — publicado 29/05/2013 13h23, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do Pira gravam ´Roda Viva´, da Cultura

Ele é quase um trintão da TV Cultura e ganhou uma edição especial no último dia 15, na Biblioteca Miss Lilly Ann Stradley do Colégio Piracicabano. O telejornalístico Roda Viva, no ar desde 1986, foi reeditado pelos estudantes dos 1os anos do ensino médio, sob o tema Arte de Rua - assunto escolhido pelos próprios alunos. O artista visual, Marcelo Chiaranda, sentou no meio da roda de adolescentes e o caricaturista piracicabano Érico San Juan fez as charges durante a entrevista, fazendo as vezes do cartunista Paulo Caruso.

Parte integrante do projeto Pirando aos 132 - um clássico do periodismo anual do Colégio Piracicabano, que chega a sua décima edição em 2013 -, a atividade desenvolvida pela professora de português do ensino médio, Elcy Pereira Cason Pecorari, está entre um rol delas. Já o jornal, a ser distribuído em 10 de setembro, trará formatos de textos como resenha, crítica e editorial, tudo sempre relacionado ao assunto principal. "A nossa Roda Viva entrará para o jornal, como matéria, no formato transcrição para alguns trechos. Toda a entrevista foi gravada no mesmo formato do programa da TV Cultura. Agora, os alunos irão rever o que foi falado para colocar no papel", relata a professora de português e coordenadora do Pirando aos 132.

Prática - Jade Cason Pecorari, 14, do 1º ano A, que participou da rodada de entrevista, aprovou o formato e disparou: "é necessário valorizar a arte de rua como parte da cultura da cidade". Com a mesma idade e na mesma classe de Jade, Laura Meneghalli chamou a atenção para a boa oportunidade de obter conhecimento por meio de um profissional com experiência prática.

Já o artista Chiaranda, entrevistado, lembrou que o momento com os adolescentes é uma chance de trabalhar consciência e a experiência. "Tudo é possível tendo foco", afirmou. Ele aprovou a postura dos estudantes durante a entrevista. "Eles estão ligados no assunto. Olham no olho. Isso é muito bom", comentou Chiaranda. O caricaturista Juan aproveitou para dizer que "quanto mais contato com a arte e com a educação, melhor".

Confira mais imagens da entrevista no link: http://on.fb.me/18vcOEs

Texto: Cristiane Bonin