Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do período integral têm incentivo aos bons hábitos alimentares

Alunos do período integral têm incentivo aos bons hábitos alimentares

por Colégio Piracicabano — publicado 24/06/2013 10h36, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do período integral têm incentivo aos bons hábitos alimentares
Os alunos do período integral do Colégio Piracicabano vivem, todos os dias da semana, a experiência de bons hábitos à mesa, da nutrição ao comportamento individual. Com  idades entre três a dez anos, 130 estudantes praticam uma rotina saudável no café da manhã e no almoço realizado no refeitório da escola.

O cardápio, elaborado por um profissional em nutrição, inclui arroz, feijão, carboidrato (massa ou batata), legume e verdura cozidas ou cruas e carne. "Agora não temos mais fritura, tudo passou a ser assado, que é muito mais saudável", informa Fátima Suzegan, coordenadora da educação infantil e ensino fundamental 1.

Sob orientação quanto às proporções de cada opção de alimento, cada aluno prepara seu próprio prato, estimulando os aspectos autonomia e coordenação motora. A refeição feita entre os amigos e à mesa posta com toalha são fatores que incentivam a experimentar diferentes alimentos e o comportamento adequado à mesa. "Eles veem os outros comendo e se arriscam a experimentar os alimentos. Esse cotidiano escolar também contribui com a coordenação motora ao usar garfo e faca e no equilíbrio, deixando de derrubar pratos e copos", detalha a coordenadora Fátima, informando que, em breve, o refeitório terá equipamento de som para reprodução de música clássica - um outro incentivo à alimentação e ao bom comportamento.

Dicas - Para dar continuidade ao trabalho com alimentação na infância, a coordenadora de ensino do colégio, Fátima Suzegan, transmite algumas dicas. A primeira é manter a rotina aos finais de semana, incluindo o respeito aos horários que o organismo já está habituado. É interessante também manter um cardápio variado e, logo após a comida, o consumo de uma fruta. "As frutas de época têm o açúcar mais acentuado, proporcionando a saciedade de doce. O descanso após a refeição finaliza bem esta etapa do dia", indica Fátima.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes