Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do integral aprendem sobre reuso e meio ambiente

Alunos do integral aprendem sobre reuso e meio ambiente

por Colégio Piracicabano — publicado 26/08/2013 08h13, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do integral aprendem sobre reuso e meio ambiente

A magia de encantar-se com descobertas no período da infância é uma poderosa ferramenta para ensinar boas ideias. Nesse período, as crianças se entusiasmam e absorvem as informações com atenção. Foi esta a experiência vivenciada pelos alunos do período integral do Colégio Piracicabano. Aproximadamente 180 crianças prepararam pequenos vasos com caixas de suco para o plantio de alpiste. A atividade foi aplicada no final do último semestre e, atualmente, cada um deles acompanha, em casa, o crescimento da planta. Uma ação simples do macro projeto da escola, o Ecopira, mas que abre os olhos dos estudantes para a possibilidade de transformar a embalagem que iria para o lixo.

Aprendizado - Isabele Gebara, 7 anos, do 2º ano C, e João Pedro de Oliveira, 8 anos, do 3º ano C, citam, em primeiro lugar, o reuso como o maior aprendizado com a atividade. "E decoramos as caixas. Foi muito legal", diz Isabele. "Reutilizamos o que jogaríamos no lixo", lembrou prontamente João Pedro.  Os dois alunos também contaram que regam e acompanham o dia a dia da germinação com empolgação.

Além de aprenderem sobre reciclagem e germinação, Ivone Aparecida Magalhães (foto), umas das professoras que coordenou o processo do plantio, destaca que os alunos também puderam desenvolver habilidades motoras e de criação, compreender a importância da água para a vida na Terra e, assim, internalizarem a conceito de preservação do meio ambiente.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes