Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do fundamental aprendem inglês na prática

Alunos do fundamental aprendem inglês na prática

por Colégio Piracicabano — publicado 18/01/2016 13h57, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do fundamental aprendem inglês na prática
As aulas práticas de ciências e geografia integram a estratégia do ensino bilíngue para alunos do 6º ao 9º ano do fundamental 2 do Colégio Piracicabano. Chamadas de Environment and Human Development, as matérias são trabalhadas de forma dinâmica por professores bilíngues.

Unindo as disciplinas, todas as habilidades entram em foco. Para facilitar o aprendizado, os alunos são divididos em pequenas turmas, de acordo com o nível de fluência no idioma. O objetivo desse formato de aula multidisciplinar é o de desenvolver as habilidades no inglês de maneira mais aprofundada.

Os conteúdos de ciências e de geografia são abordados em aulas práticas no laboratório multidisciplinar próprio da disciplina de Environment and Human Development. O mesmo nível de ensino também acompanha as aulas de Reading and Writing Strategies (RWS), que apresentam as principais obras da literatura norte-americana e britânica.

Patricia Gabriela Parizotto Setten, professora de língua inglesa moderna e RWS, fala que o trabalho em classe começa pela apresentação da obra literária. “Os alunos têm uma aula sobre o livro a ser lido, o autor, a história da época em que o livro foi escrito”,  conta.

Os estudantes também fazem um breve estudo sobre outras obras famosas do mesmo autor para poderem concluir apresentação digital e oral. “Cada grupo fica responsável por um título do autor previamente escolhido. O formato desta etapa pede um resumo que, quando apresentado, faça com que os demais colegas de sala conheçam um pouco mais de cada obra.”

O trabalho em grupo é facilitador para a compreensão da língua e disciplina. “O intuito é o de que um ajude o outro. Ainda em grupo, os alunos fazem a encenação do enredo do livro por meio de apresentações teatrais e têm a possibilidade de criar um novo capítulo para o mesmo livro”, conta a professora Patrícia.

Texto: Cristiane Bonin.
Fotos: